Siga-nos
Cris Lencioni se pesa antes de sua luta no Bellator 289
Cris Lencioni pode não voltar a competir profissionalmente - Matt Davies/PxImages

Notícias

Lutador do Bellator deixa UTI após parada cardíaca, mas tem lesão cerebral confirmada

No início do mês, Cris Lencioni sofreu uma parada cardíaca enquanto treinava jiu-jitsu na academia e foi internado na UTI após ser levado às pressas para o hospital. Após quase três semanas, o lutador do Bellator deixou a ‘Unidade de Tratamento Intensivo’, mas sua batalha ainda está longe do fim. Sua esposa, Marca Lencioni, revelou que, após uma ressonância magnética, os médicos diagnosticaram o atleta com lesão cerebral.

Os danos cerebrais foram decorrentes do ataque cardíaco. Liberado da UTI na última sexta-feira (23), Cris apresentou sinais de distúrbio de consciência, típico em casos de traumas cranioencefálicos. Em um vídeo gravado nesta terça-feira (27), o lutador do Bellator aparece respondendo a estímulos da equipe médica onde está instalado (veja abaixo ou clique aqui). No entanto, ainda é difícil até mesmo para os especialistas projetar ou não uma melhora significativa do paciente.

“Os neurologistas disseram basicamente: ‘Temos que esperar para ver o que ele pode fazer e o que ele nos mostra’. Como ele estava muito saudável quando isso aconteceu e é jovem, um atleta, eles não têm certeza do que vai acontecer. O cérebro é complexo e, por causa de onde ele está, eles não sabem e não podem cravar nada. Até mesmo a neurologista, ela diz, ‘Não posso te dar uma resposta definitiva, porque vai depender dele’. Se alguém pode sair de algo assim, é ele. Ele é um lutador em todos os sentidos – não apenas no ringue”, declarou a esposa do atleta, em entrevista ao ‘MMA Fighting’.

Ainda de acordo com a esposa do lutador, a suspeita dos médicos é de que o ataque cardíaco pode ter sido motivado pela ‘síndrome do QT longo’, um distúrbio do ritmo cardíaco que pode ser mortal. Marca Lencioni afirmou que algumas câmaras do coração de seu marido não estavam bombeando corretamente, o que acarretou na aceleração do seu ritmo cardíaco e no incidente.

Campanha para cobrir os gastos

O estado grave de Cris e a incerteza da duração do período de cuidados médicos preocupa sua esposa. Por conta disso, Marca criou uma ‘vaquinha’ online e recorreu à comunidade do MMA para juntar uma quantia para o tratamento do atleta do Bellator. Até o momento, já foram arrecadados 29,7 mil dólares (R$ 144,1 mil) – a meta estabelecida é de 250 mil dólares (R$ 1,2 milhões).

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Notícias