Siga-nos
Amanda Westcott/Triller Fight Club

Boxe

Anderson Silva defende seu legado em luta contra o youtuber Jake Paul

Mesmo aos 47 anos, Anderson Silva segue em atividade e apresentando bom ritmo de luta. Após sua partida do UFC, em 2020, ‘Spider’, que assombrou o MMA ao dominar o peso-médio (84 kg) durante anos, decidiu se aventurar no boxe e confirmou mais um compromisso no ringue. Neste sábado (29), no Arizona (EUA), o veterano coloca novamente seu legado nos esportes de combate em jogo, desta vez contra o youtuber Jake Paul, 22 anos mais novo e ainda inexperiente no mundo das lutas.

Famoso por seu trabalho na internet, Jake iniciou sua aventura no boxe profissional em janeiro de 2020 e, desde então, tem mergulhado de cabeça na modalidade, seja como lutador ou promotor de eventos. Dentro do ringue, o americano venceu todos os cinco confrontos que disputou. Já fora dele, tem se destacado principalmente como homem de negócios, sabendo vender muito bem suas lutas e, até mesmo, tendo sucesso na promoção de shows de atletas agenciados por ele, como foi o caso da ‘maior luta feminina de todos os tempos’ entre as pugilistas Amanda Serrano e Katie Taylor.

Por outro lado, Anderson Silva brilha nos ringues e cages ao redor do mundo há mais de duas décadas. Dominante durante seu auge, o brasileiro se notabilizou pelo estilo inconfundível na trocação e pelas vitórias contra rivais renomados de sua geração, principalmente atuando sob a bandeira do UFC. Contudo, o invejável currículo construído por ‘Spider’ pode sofrer um severo dano em caso de derrota para o youtuber neste sábado, por mais que o próprio lutador paulista descarte que seu legado esteja em jogo.

Satisfeito com o duelo, que certamente renderá milhões à sua conta bancária, Anderson parece feliz com a possibilidade de enfrentar Jake na nobre arte. E o motivo para isto não é somente a bolsa milionária que o brasileiro vai receber no boxe, mas pelo respeito que o adversário mostra por ele. O popular youtuber costuma vender seus duelos na base do ‘trash talk’ e ataca seus rivais de forma pesada, porém, com ‘Spider’, sua mudança de postura é notória.

Paul admitiu ser fã de Silva e garantiu que não iria provocá-lo para o combate em virtude da admiração que sente pelo brasileiro. Por sua vez, o ex-campeão do UFC também enaltece o astro da internet e, ao contrário de parte dos atletas que o critica por estar presente no mundo das lutas, o defende e destaca que a presença do mesmo nas artes marciais é benéfica para todos os profissionais.

Mas se o clima de paz entre Anderson e Jake sempre foi escancarado, e ficou evidente no vídeo para promover o duelo, no qual os atletas apareceram dançando juntos, ‘Spider’ quase colocou tudo a perder com uma declaração infeliz. Durante a semana da luta, o site ‘MMA Weekly’ divulgou uma entrevista, na qual o brasileiro contou que foi nocauteado duas vezes nos treinos. Sendo assim, a Comissão de Boxe do Arizona se reuniu para analisar a situação e definir se o ex-campeão do UFC estava apto para competir, uma vez que o estado adotou uma postura mais rígida para a realização de combates de profissionais veteranos, acima de 36 anos.

Mas depois que Anderson explicou que foi mal interpretado por sua falta de habilidade com a língua inglesa e esclareceu que não foi nocauteado e sim que levou knockdowns durante os treinos, apresentando a ressonância magnética e declarações adicionais sobre seu estado de saúde, a Comissão de Boxe do Arizona liberou ‘Spider’ para encarar o youtuber. Com o fim da polêmica, o brasileiro assegura estar motivado e em plena condição física para não só atuar contra um oponente que esbanja saúde, como também impressionar no ringue, e provar que a idade é só um número.

A luta de boxe envolvendo os atletas é curiosa. Anderson conta com a maior experiência, precisão e técnica para vencer o youtuber no ringue. Já Jake aposta na juventude e na força para chocar o mundo e superar a lenda do MMA. Tanto que o americano, confiante por estar invicto na nobre arte, crava que vai vencer por nocaute. A expectativa de parte dos fãs é de que, por mais que exista um grau de carinho considerável entre as partes, os lutadores, na hora da ação, consigam desempenhar bom papel ofensivo.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Boxe