Atual segundo colocado no ranking dos meio-médios (77 kg) do UFC, Gilbert ‘Durinho’ deve ser o próximo desafiante ao cinturão da categoria, atualmente sob poder do nigeriano Kamaru Usman. Mas, enquanto a disputa não é agendada pelo Ultimate, o brasileiro já mira um novo desafio.
Através de sua conta oficial no ‘Twitter’ (veja abaixo ou clique aqui), o faixa-preta de jiu-jitsu desafiou Nate Diaz para um duelo de luta agarrada no evento promovido pelo ex-lutador Chael Sonnen, o ‘Submission Underground’. Vale lembrar que ‘Durinho’ e o americano têm trocado provocações pelas redes sociais desde que o brasileiro foi anunciado como próximo desafiante ao título da divisão até 77 kg do UFC, fato que foi alvo de críticas por parte de Diaz.
Para apimentar o desafio, o atleta natural de Niterói (RJ) ainda sugeriu uma aposta em dinheiro, na qual o vencedor do hipotético duelo levaria para casa 400 mil dólares (cerca de R$ 2,2 milhões). Até o momento, Diaz ainda não respondeu à oferta do brasileiro.
“Então, como minha luta de título ainda não está marcada, vamos lutar (grappling)! Vamos ver quem é o verdadeiro gângster, Nate Diaz. Eu coloco 200 mil dólares e você coloca 200 mil dólares, o vencedor leva tudo, no torneio do Chael Sonnen. O que você diz?”, desafiou ‘Durinho’.
Antes de migrar definitivamente para o MMA profissional, Gilbert ‘Durinho’ teve uma carreira laureada no jiu-jitsu e no grappling. Campeão mundial com quimono e bicampeão sem quimono, o brasileiro ainda conquistou a medalha de bronze na edição 2015 do ADCC, principal torneio de luta agarrada do mundo.
Já Nate Diaz, apesar de também ser considerado um especialista na luta de solo, não possui o mesmo currículo do brasileiro em competições de grappling. A principal conquista do faixa-preta norte-americano foi uma medalha de prata no Pan Americano de jiu-jitsu, em 2005, realizado nos Estados Unidos.