Notícias
McGregor elege ‘Spider’ como ‘maior de todos os tempos’, mas projeta encerrar a carreira como nº 1
-
por
Neri Fung
Sem luta marcada, Conor McGregor decidiu expor sua opinião sobre um assunto bastante discutido entre os fãs de MMA: quem é o ‘maior lutador de todos os tempos’? Em sua conta oficial no ‘Twitter’ (veja abaixo ou clique aqui, aqui e aqui), o irlandês divulgou a sua lista, que conta com quatro dos principais nomes da história do UFC, incluindo o próprio McGregor, e explicou detalhadamente os motivos para cada um estar na posição apontada por ele.
Em primeiro lugar na lista, Conor elegeu Anderson Silva como o ‘GOAT’ (sigla em inglês para ‘melhor de todos os tempos’) pela vasta gama de vitórias por nocaute, enquanto dominava o peso-médio (84 kg) e se arriscava em algumas lutas na categoria de cima. Colado na segunda posição, ou até mesmo empatado em primeiro, em sua opinião, viria o próprio McGregor.
Como justificativa, McGregor relembrou seus dois títulos em categorias diferentes – peso-pena (66 kg) e peso-leve (70 kg) -, além de também ressaltar seus triunfos no meio-médio (77 kg) e o amplo histórico de vitórias por nocaute. Por ainda estar mais próximo de seu auge, enquanto o brasileiro se encaminha para o fim da carreira, o irlandês adiantou que terá facilidade na tarefa de alcançar a primeira posição na lista dos ‘maiores de todos os tempos’.
“Sequência do GOAT. O conjunto de finalizações, por duas divisões, com status de campeão em uma, Anderson Silva é o nº 1 GOAT do MMA.
Meu conjunto de finalizações, por três divisões, com status de campeão em duas, eu sou o nº 2, se não estiver empatado em primeiro. Entretanto, ainda estou ativo, nº 1 estará completamente assegurado ao final da carreira. E facilmente”, escreveu Conor.
GOAT THREAD.
— Conor McGregor (@TheNotoriousMMA) May 23, 2020
The array of finishes, across 2 divisions, with champion status in 1, Anderson Silva is No.1 MMA GOAT.
My array of finishes, across 3 divisions, with champion status in 2, I’m No.2. If not tied 1.
However still active, No.1 is fully secured by career end. And easily.
Em terceiro lugar, bem distante, segundo McGregor, viria Georges St-Pierre. Como justificativa, o irlandês citou o menor número de vitórias conquistadas por nocaute ou finalização, além de ter passado a impressão de que evitava correr riscos dentro e fora do octógno. Como o fato de não ter aceitado enfrentar Anderson Silva em uma superluta e só ter subido para disputar o cinturão peso-médio (84 kg) quando o brasileiro já não era mais o campeão.
Jon Jones foi o escolhido para fechar a lista do irlandês, que relembrou as recentes performances abaixo do esperado do campeão peso-meio-pesado (93 kg) do UFC, como a controversa vitória sobre Dominick Reyes na decisão dos juízes, para explicar a posição do americano.
“GSP está em terceiro. Muito menos combates finalizados (com nocaute ou finalização), mas teve status de campeão em duas (categorias). Ele está bem atrás, no entanto. Razões = deixou a (divisão) 77 kg depois de receber muito dano + decisão questionável. Nunca engajou novamente com os sucessores na 77 kg. Engarrafou a luta contra Anderson. Só subiu quando o lutador com um olho (Michael Bisping) se apresentou. Não se arriscou”, explicou Conor.
GSP is in at 3. Much less array of finishes but champion status in 2. He is far behind though. Reasons = Left 170 after much damage taken+questionable decision. Never re-engaged 170lb successors. Bottled Anderson fight. Only moved when one eyed fighter presented. Played safe.
— Conor McGregor (@TheNotoriousMMA) May 23, 2020
“Jon é o quarto. Talvez empatado em terceiro. Maior conjunto de lutas finalizadas do que o terceiro e ainda ativo, mas status de campeão apenas em uma (categoria). Razões = múltiplas atuações sem brilho + vitória na decisão questionável. Tentando entrar nos pesos-pesados de forma segura/evitando o campeão dos pesos-pesados”, justificou Conor McGregor.
Jon is 4. Maybe tied 3. More array of finishes than 3 and still active, but champion status in just 1. Reasons = Multiple lacklustre decision performances + questionable decision win. Attempting to safe play HW entry/avoiding its champion.
— Conor McGregor (@TheNotoriousMMA) May 23, 2020
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.