Como esperado, o duelo entre os veteranos Lyoto Machida e Chael Sonnen roubou a cena da edição 222 do Bellator, evento realizado nesta sexta-feira (14) em Nova York (EUA). Co-main event da noite, a disputa contou com agressividade de sobra de ambos os lados, mas foi a genialidade do brasileiro que se sobressaiu e garantiu o nocaute logo no segundo assalto.
Com uma joelhada voadora, o carateca abriu o caminho para terminar o confronto com um preciso ground and pound que levantou o público presente no ginásio Madison Square Garden.Após o anúncio do resultado, o ‘Gangster Americano’ declarou sua aposentadoria das artes marciais mistas e agradeceu ao carinho recebido desde que chegou ao Bellator.
Na organização, o americano se especializou em enfrentar rivais de renome e travou cinco combates contra veteranos. Ao final de sua trajetória, foram três derrotas e apenas duas vitórias, que carimbaram seu cartel profissional de 49 lutas (31 vitórias, 17 derrotas e um empate).
“Eu me diverti muito, O Scott Coker me deu cinco lutas no contrato, fiz uma boa caminhada, mas, senhores e senhoras, estou saindo de cena. Obrigado”, decretou Sonnen.
A luta
Desde o início, Sonnen adotou o estilo que o fez famoso e caminhou para frente a todo momento em busca do clinche. O que não demorou a acontecer. E uma vez grudado em Machida, o americano o arrastou para a grade e tentou quedas – toas bem defendidas pelo carateca, que passou a travar uma guerra de golpes na curta distância.
Na sequência, ao se ver impossibilitado de derrubar o adversário, Sonnen perdeu a pegada e precisou perseguir Lyoto de novo. No entanto, desta vez o ex-campeão do UFC tinha uma surpresa preparada. Uma joelhada voadora certeira no queixo derrubou o ‘Gangster Americano’, que acabou salvo pelo gongo. Na etapa seguinte, o mesmo golpe abriu caminho para o final da disputa.
“Me senti muito bem hoje. Obrigado Chael por vir aqui. Você é um grande cara. Não esperava que ele aguentasse, ele é duro, coloquei uma joelhada forte. Mas ele resistiu à primeira…. Eu e meu time estudamos muito o jogo dele. Quero agradecer meu time”, celebrou Lyoto.
Fim da invencibilidade
Luta principal da noite e válida pelo cinturão dos meio-médios (77 kg), além de garantir ao vencedor uma vaga na final do GP da categoria, Rory MacDonald e Neiman Gracie deixaram a plateia de pé. Depois de cinco rounds disputados, o canadense foi declarado vencedor e se tornou o primeiro lutador e manchar o cartel do brasileiro.
Com o resultado, além de manter o cinturão, o atleta agora avança para travar uma revanche com Douglas Lima, brasileiro de quem ‘roubou’ o título justamente em janeiro de 2018, logo em sua segunda participação no evento.