Ser campeão do Ultimate é uma emoção única para qualquer lutador profissional. Então, imagine conquistar o título da maior organização de MMA do mundo e ainda ser tratado como um herói nacional? Pois bem, foi assim que Jiri Prochazka se sentiu ao desembarcar na República Tcheca na manhã desta segunda-feira (13).
No último sábado (11), Jiri Prochaza finalizou Glover Teixeira no quinto assalto da luta principal do UFC 275 e sagrou-se campeão dos meio-pesados (93 kg) da organização. Por isso, ao retornar ao seu país natal, o tcheco foi recepcionado por milhares de pessoas em uma praça e mostrou seu cinturão (clique aqui ou veja abaixo).
Mas essa festa toda tem justificativa. Com o título, Prochazka se tornou o primeiro atleta de República Tcheca a chegar ao lugar mais alto do UFC em toda sua história.
Jiri Prochazka, de 29 anos, ainda não sabe o que é derrota no UFC. O tcheco estreou pela companhia em 2020, disputou três lutas, venceu todas por via rápida (nocaute ou finalização) e se tornou campeão dos meio-pesados em 2022. Pelo Ultimate, o tcheco nocauteou Volkan Oezdemir, Dominick Reyes e finalizou Glover Teixeira.