Categorias: Vídeos

Pedro Munhoz sugere mudança no sistema de pesagem oficial do UFC

Pedro Munhoz é o atual sétimo colocado no ranking peso-galo do UFC – Gaspar Bruno

Atual número sete do ranking peso-galo (61 kg) do UFC, Pedro Munhoz descarta qualquer possibilidade de descer para o peso-mosca (57 kg), onde talvez encontrasse menos concorrência e encurtasse o caminho para o cinturão. A razão para essa decisão, no entanto, vai além do fato de já estar bem posicionado na lista top 15 de sua categoria. Em entrevista ao vivo pelo ‘Youtube’ à reportagem da Ag. Fight (veja abaixo ou clique aqui), o paulista se mostrou preocupado com os efeitos causados na saúde pelo atual sistema de pesagem do Ultimate e aproveitou para sugerir um novo modelo, que, segundo ele, seria mais seguro para os lutadores.

Visivelmente preocupado com o modelo atual de pesagem da maioria dos eventos, que leva os atletas a desidratarem ao máximo seu corpo para atingir o limite exigido por suas categorias um dia antes da luta, Pedro relembrou que essa prática – atrelada também ao ganho rápido de peso após a subida na balança – já provocou casos sérios de problemas de saúde em lutadores, e inclusive alguns óbitos ao redor do mundo.

A solução, segundo ele, seria a implementação de um protocolo menos agressivo, como o utilizado por algumas organizações de MMA asiáticas, onde o atleta precisa subir à balança na véspera e no dia da luta e se enquadrar dentro do mesmo limite de peso. Com isso, a desidratação extrema do corpo seria dispensada, a reposição de peso seria menor e os lutadores competiriam mais próximos de seu peso natural.

“Definitivamente é um protocolo que as pessoas iriam sofrer menos no futuro, no fato de uma perda de peso errada. Se as pessoas estão vendo isso como uma forma de vantagem, a pessoa desidratar e depois subir com tudo e lutar bem mais pesado, acho que seria outra forma de banir isso daí. Outra coisa é a questão da saúde, porque eu acho que os últimos três, quatro pounds que a gente tira não tem necessidade. O meu oponente está passando pelo mesmo, então por que a gente não sobe (o limite), muda algumas regras, em questão de pesar hidratado? Eu acho que você teria que treinar e viver mais ou menos próximo do peso que você luta”, sugeriu Pedro.

No MMA profissional desde 2009, Pedro Munhoz soma 18 vitórias, quatro derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado) em seu cartel. Vindo de derrota para Aljamain Sterling em junho do ano passado, no UFC 238, o paulista ainda aguarda a definição de seu próximo oponente por parte da organização.

Matérias Recentes

UFC 323: Saiba como assistir a disputa de cinturão entre Alexandre Pantoja e Joshua Van

Neste sábado (6), o Ultimate promove seu último card numerado da temporada 2025. Com o…

06/12/2025

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025