Quase um mês após sofrer uma parada cardíaca durante um treino e ser internado às pressas na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), Cris Lencioni apresenta pequenos sinais de melhora. No último domingo (2), o lutador do Bellator deu seus primeiros passos após o incidente. Na filmagem (veja abaixo ou clique aqui), o atleta de apenas 28 anos caminha lentamente com o auxílio das fisioterapeutas.
De acordo com sua esposa, Marca Lencioni, o lutador do Bellator também apresenta um quadro de evolução cognitiva – interagindo, rindo de piadas da comissão médica e até mesmo tentando se comunicar através da fala, apesar de ter sido alvo de uma traqueostomia. Um retorno ao normal, porém, ainda é incerto, já que os médicos identificaram danos cerebrais posteriores, fruto da parada cardíaca.
“Ele está progredindo muito rápido. É pura vontade e determinação. Ele ainda tem um tempo até estar pronto para partir, e ainda estamos procurando opções alternativas de tratamento. Eles (médicos) abandonaram a ideia do (do hospital de cuidados intensivos de longo prazo) depois de ver a rapidez com que ele estava progredindo. Mas foi o mesmo com o desfibrilador. A certa altura, eles não fariam isso por ele, porque não tinham certeza de onde ele estava cognitivamente. Mas ele é jovem e está indo muito bem agora, então o tom mudou”, destacou a esposa do atleta, em entrevista ao ‘MMA Fighting’.
Arrecadação solidária
O estado grave de Cris e a incerteza da duração do período de cuidados médicos preocupam sua esposa. Por conta disso, Marca criou uma ‘vaquinha’ online e recorreu à comunidade do MMA para juntar uma quantia para o tratamento do atleta do Bellator. Até o momento, já foram arrecadados 73 mil dólares (R$ 356 mil) – a meta estabelecida é de 250 mil dólares (R$ 1,2 milhões).