Na última terça-feira (2), foi realizada a primeira coletiva de imprensa para promover o UFC 305, programado para o dia 17 de agosto, na ‘RAC Arena’, em Perth (AUS). Protagonistas do evento, Israel Adesanya e Dricus du Plessis responderam aos questionamentos dos jornalistas presentes e, ao fim da cerimônia, ficaram frente a frente pela primeira vez desde que o combate pelo título dos pesos-médios (84 kg) foi oficializado. E a tradicional encarada foi para lá de intensa.
Com o cinturão no ombro, o campeão Dricus chegou a colar ‘nariz com nariz’ com o desafiante Adesanya (veja abaixo ou clique aqui). Com uma troca de olhares intensa, os pesos-médios se recusaram a quebrar o contato visual e tiveram que ser separados por funcionários do Ultimate. O semblante de poucos amigos de Izzy e Du Plessis reforçou o histórico de rivalidade presente entre a dupla.
Como a rixa começou?
Dricus chamou a atenção de Adesanya no início de 2023, ao, de forma provocativa, questionar as raízes africanas do nigeriano. Afinal de contas, Izzy, apesar de ter nascido na Nigéria, atualmente reside na Nova Zelândia, onde também mantém sua base de treinos na ‘City Kickboxing’. Por sua vez, Du Plessis é nascido e até hoje mora na África do Sul. A fala do atual campeão não pegou bem para Israel que, à época, prometeu torturar seu desafeto pela ‘alfinetada’.
Duelo cancelado
Com uma rivalidade crescente e frequentes trocas de farpas virtuais, Adesanya e Du Plessis foram escalados para resolverem suas diferenças no UFC 293, em setembro de 2023. Entretanto, às vésperas do evento, Dricus deixou o card alegando uma lesão. Em seu lugar, a alta cúpula do Ultimate convocou Sean Strickland, que acabou protagonizando uma das maiores ‘zebras’ da história do show em disputas de cinturão ao desbancar Israel de forma extremamente dominante. Posteriormente, o sul-africano destronaria o falastrão americano para se tornar campeão da divisão dos médios.