Vídeos

Fabrício Werdum abre as portas para voltar a lutar no ADCC, mas cita condição

Atualmente, Fabricio Werdum é atleta do PFL, mas nem por isso fecha as portas para outros desafios para a sua carreira. Fora das semifinais do torneio dos pesos-pesados para cuidar de problemas físicos, o gaúcho cogita a possibilidade de voltar a competir em um evento que lhe traz grandes recordações: o ADCC, campeonato mundial de grappling.

Anteriormente, o torneio estava marcado para acontecer em setembro deste ano, mas devido às restrições devido à pandemia de coronavírus que atinge o mundo, ele foi remarcado para 2022. Por isso, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui), o brasileiro, que foi campeão em duas ocasiões no ADCC, em 2007 e 2009, se mostrou aberto a disputar novamente o show, mas sob algumas condições.

“Se me convidassem para uma superluta, da mesma faixa etária, da mesma época, de repente eu faria. Mas lutar com um cara da atualidade, de 20 e poucos anos, tem que pensar, porque precisa se dedicar muito. Teria que parar tudo para poder me dedicar a treinar para isso. Não posso fazer MMA e lutar o ADCC”, afirmou, antes de concluir.

“Tem a possibilidade, mas depende da proposta. Hoje em dia eu posso analisar, porque estou bem. Antigamente eu queria lutar de qualquer jeito. Se a proposta boa e for qualquer um, estou lutando. Se for da mesma faixa etária seria bom, mas se a proposta for boa, pode colocar qualquer um”, completou o ex-campeão dos pesados do UFC.

Embora se mostre aberto a lutar novamente no torneio e destaque a sua importância no cenário marcial, Werdum fez algumas críticas ao evento. A principal bronca do brasileiro é em relação as regras e a premiação. De acordo com o gaúcho, o show ficou defasado nestas questões e precisa se atualizar como outras competições.

“O ADCC tem todo o glamour, é o campeonato mundial do grappling, que é o jiu-jitsu sem quimono. A regra eu não gosto, meio parada no começo, aqueles primeiros cinco minutos sem pontos, ninguém quer arriscar muito. Os caras ficaram estagnados na regra, então não gosto muito. Acho legal o evento. Eles também estagnaram na premiação, é a mesma de 2003, da primeira vez que participei. Tinham que evoluir nisso”, explicou.

Matérias Recentes

Martelo batido? Dana White confirma que card do UFC na Casa Branca está “fechado”

O presidente do Ultimate Fighting Championship, Dana White, revelou que o card do UFC programado…

16/02/2026

Ultimate encaminha duelo entre Norma Dumont vs Yana Santos para abril

O UFC encaminhou o confronto entre Norma Dumont e Yana Santos para o dia 25…

16/02/2026

Topuria vs Makhachev estaria fora dos planos do UFC para a Casa Branca

Dana White revelou que, nesta semana, dará início ao planejamento das lutas do histórico UFC…

16/02/2026

Novo Randy Couture? Caio Borralho conta bastidores da criação de seu apelido

No MMA, os apelidos muitas vezes se tornam extensões da identidade dos atletas e ajudam…

16/02/2026

Ex-campeão do UFC, Cain Velasquez é solto após 10 meses detido por tentativa de homicídio

O ex-campeão peso-pesado do UFC, Cain Velasquez, deixou o sistema prisional da Califórnia neste domingo…

15/02/2026

Caio Borralho abre o jogo sobre temporada difícil em 2025: “Me fez muito mal”

O peso-médio (84 kg) Caio Borralho revelou em entrevista ao podcast ‘Direto de Vegas’, novo…

15/02/2026