Programado para ser disputado entre os dias 16 e 17 de agosto, o ‘Craig Jones Invitational’ (CJI) reúne grandes estrelas do mundo da luta agarrada e tem como uma de suas principais atrações a superluta intergênero entre Craig Jones, organizador do evento e astro do grappling, e Gabi Garcia, tetracampeã do ADCC e nove vezes campeã mundial de jiu-jitsu. O combate já atraía a atenção dos fãs por motivos óbvios, mas ficou ainda mais em alta após uma cena bastante polêmica. Durante a encarada pré-luta, o atleta australiano ‘roubou um beijo’ da rival brasileira.
Bem mais alta e forte fisicamente que Craig, Gabi olhou para o adversário de cima para baixo durante a breve encarada. O momento, porém, foi interrompido pelo australiano que, aparentemente à força, agarrou o pescoço da brasileira e roubou um selinho (veja abaixo ou clique aqui). Logo após a investida, Garcia afastou Jones com um empurrão e ameaçou uma perseguição, mas o astro do grappling saiu em disparada, correndo do ambiente.
“Sai fora! Babaca! Sério, cara? Vai se f***. Você ultrapassou o limite”, gritou a brasileira, visivelmente indignada com a atitude de Craig Jones.
Ato dividiu opiniões
Como não poderia deixar de ser, o vídeo rapidamente viralizou e dividiu opiniões nas redes sociais. Alguns fãs apontaram que Jones teria cometido assédio com Gabi na situação, sobretudo pelo contexto de envolver competidores de gêneros diferentes. Através de sua conta, o australiano indicou que a superluta estava cancelada, destacando que “aparentemente os brasileiros não conseguem aguentar uma piada”. Posteriormente, porém, as partes envolvidas aparentemente se resolveram e o duelo voltou a constar para o evento sediado na ‘T-Mobile Arena’, em Las Vegas (EUA).
ADCC vs CJI
Torneio mais tradicional de grappling do mundo, o ADCC terá a forte concorrência do CJI nesta temporada, já que ambos os shows serão disputados quase nos mesmos dias e na mesma cidade. Atraindo os competidores com pagamentos generosos e prêmios milionários, Craig Jones conseguiu ‘roubar’ estrelas do grappling que, na teoria, disputariam o ADCC e decidiram migrar para o CJI de olho no retorno financeiro. Grandes nomes como Mackenzie Dern, Gabi Garcia, Ffion Davies, Nick Rodriguez, Victor Hugo e os irmãos Ruotolo optaram por tal caminho.