Após quatro anos afastado dos cages de MMA, Antônio ‘Pezão’ vai retornar à modalidade que lhe deu destaque mundial nas artes marciais. No próximo dia 13 de junho, o brasileiro enfrenta Quentin Domingos, no show ‘Megdan Fighting 9’, e deixa clara a sua empolgação por este momento.
Antes do compromisso, porém, ‘Pezão’ teve que lidar com dois imprevistos que adiaram seu retorno. O lutador esteve perto de competir pelo ‘Taura MMA’ e pelo ‘Arena Fight 2’, mas não pôde se apresentar. No primeiro caso, problemas contratuais vetaram o duelo, enquanto complicações causadas pela pandemia da COVID-19 impediram o segundo show de sair do papel.
“Estou bastante ansioso depois de alguns anos fora. Estou motivado, feliz para chegar dia 13 de junho para retornar ao MMA, contra um cara que tem seis lutas, que é muito forte. (…) Foi a carreira que me lançou no cenário da arte marcial, então tenho um amor muito grande. Apareceram novas oportunidades, mas assim que foi a do MMA, já pensei que era a hora (de voltar). Fiz minha primeira luta em 2004. Tenho feeling para o MMA, então é rápido de pegar. Estou 300% focado para voltar (risos)”, explicou o peso-pesado.
No próximo combate, ‘Pezão’ pode colocar fim em um jejum de vitórias que o incomoda há praticamente seis anos. A última vez que o paraibano venceu um combate foi em agosto de 2015, quando superou Soa Palelei em evento do UFC realizado na cidade do Rio de Janeiro. Após o compromisso, o veterano foi derrotado cinco vezes no MMA. Ao ser questionado o motivo de uma queda vertiginosa de rendimento na carreira, o atleta abriu o coração e prometeu dar a volta por cima.
“(O problema) estava aqui (na cabeça). De 2014 para frente minha vida deu uma descida muito grande, não só na profissional, mas pessoal também. Coisas pessoais que fiz que influenciaram na minha vida profissional. Na época achava que estava certo, não via o erro e isso é uma bola de neve. Você colhe o que planta. Fiz uma mudança grande. Queria eu estar com essa cabeça e essa vida pessoal há anos. Com certeza agora é um ‘Pezão’ de dez anos atrás que vai voltar. Tive que cair várias vezes para ver onde errei (…) Cair é importante, mas o mais importante é se levantar e, Graças a Deus, consegui”, analisou.
Embora esteja motivado em voltar às origens, ‘Pezão’ parece consciente que sua trajetória no MMA está perto do fim. Com 41 anos e mais de 30 combates disputados na modalidade, o peso-pesado adiantou que já tem em mente um plano para pendurar as luvas.
“Acredito que eu esteja mais perto do que longe da aposentadoria. Quero fechar esse ciclo com chave de ouro, como comecei, com boas lutas. Pretendo lutar mais um ano, quem sabe mais cinco lutas, e fechar com chave de ouro. Esse é meu objetivo”, explicou.
Com 19 vitórias e 12 derrotas na carreira no MMA, Antonio ‘Pezão’ já chegou a disputar o cinturão do peso-pesado do Ultimate, em 2013, mas foi derrotado por Cain Velásquez, por nocaute técnico. Além disso, um dos momentos mais marcantes do lutador foi o triunfo sobre Fedor Emelianenko, em 2011, pelo extinto Strikeforce.