UFC

Zumbi Coreano destaca experiência como diferencial em nova disputa de título no UFC

Quase uma década depois da sua primeira disputa de título no Ultimate, Chan Sung Jung terá uma nova oportunidade de se tornar campeão do principal evento de MMA do planeta. Neste sábado (9), o ‘Zumbi Coreano’ medirá forças com Alexander Volkanovski, no main event do UFC 273, em combate válido pelo cinturão peso-pena (66 kg). E na visão do lutador, o desfecho dessa história tem tudo para ser diferente da vivida por ele mais de oito anos atrás.

Em agosto de 2013, ainda com 26 anos, Chan Sung Jung teve a oportunidade de fazer história e se tornar o primeiro coreano a conquistar um título do UFC, mas acabou derrotado pelo então campeão peso-pena José Aldo, falhando em sua missão. A juventude e o nervosismo, de acordo com o próprio, contribuíram negativamente para o seu revés. Agora, aos 36 anos e com mais experiência, o ‘Zumbi Coreano’ se vê mais preparado para a missão.

Durante o media day do UFC 273, Sung Jung – com a ajuda de um tradutor – ressaltou as diferenças em si mesmo que pode observar entre a sua primeira disputa de título e o compromisso deste sábado. O coreano destacou a evolução da sua parte mental como um aspecto fundamental para lhe dar confiança de que estará em melhores condições na peleja contra Alexander Volkanovski do que contra José Aldo.

“Quando eu me preparei para minha primeira luta de título, eu estava muito nervoso. Tudo era realmente novo para mim. Eu era muito jovem. Naquela idade, ser o desafiante por um título mundial era, obviamente, muito angustiante para mim. Eu estava muito nervoso, mas agora eu sinto que me tornei mais velho porque eu me sinto menos nervoso, e eu sou mais experiente. Estou mais preparado para essa luta do que eu estava para a luta com (José) Aldo”, contou Chan Sung Jung, antes de continuar.

“Quando eu estava no Brasil, para a luta com Aldo, muitos brasileiros quando me encontravam falavam: ‘Você provavelmente vai perder. Você provavelmente vai morrer no octógono’. Então, isso foi meio que ameaçador para mim. Eu estava nervoso que isso acontecesse. Mas por causa dessa experiência, agora, eu não ligo. Qualquer um que vier falar comigo e que disser qual será o resultado, eu não ligo. Estou preparado para a luta”, concluiu.

Quarto colocado no ranking peso-pena do Ultimate, Chan Sung Jung chega para a disputa contra Alexander Volkanovski para substituir o havaiano Max Holloway, oponente original do campeão, que se lesionou e precisou se retirar do combate. Em suas quatro apresentações mais recentes, o ‘Zumbi Coreano’ saiu vencedor em três delas, sendo derrotado apenas por Brian Ortega, último desafiante ao título do australiano.

Matérias Recentes

Islam Makhachev abre as portas para superluta contra Ilia Topuria na Casa Branca

Islam Makhachev já começa a projetar seus próximos passos no UFC. Ex-campeão dos pesos-leves (70…

11/02/2026

Ex-lutador cobra ação do UFC para evitar “morte” da divisão dos pesos-pesados

Historicamente, o peso-pesado é a categoria de maior prestígio no MMA, e nos esportes de…

11/02/2026

Estreia marcada! Brasileiro Ryan Gandra enfrenta rival boliviano no UFC México

Ryan Gandra já tem data e adversário definidos para a estreia no UFC. O peso-médio…

11/02/2026

Charles do Bronx detalha nova versão em revanche contra Max Holloway

Charles Oliveira acredita estar diante de um novo capítulo em sua trajetória no UFC. Ex-campeão…

11/02/2026

Campeão peso-pesado do UFC, Tom Aspinall passa por cirurgia dupla nos olhos

Quase quatro meses depois de ser alvo de dedadas ilegais aplicadas por Ciryl Gane na…

11/02/2026

Russo, armênio ou georgiano? Arman Tsarukyan esclarece dúvida sobre nacionalidade

Nascido na Geórgia, em uma família com origens na Armênia, e criado na Rússia, o…

11/02/2026