Escalados para disputar o cinturão interino peso-pena (66 kg) do Ultimate, criado em virtude do afastamento momentâneo do campeão Alexander Volkanovski, que subiu para a divisão dos leves (70 kg) para buscar um segundo título na organização, Yair Rodriguez e Josh Emmett protagonizaram um grande espetáculo no co-main event do UFC 284, neste sábado (11), em Perth, na Austrália. E quem levou a melhor foi o mexicano, que finalizou o perigoso atleta norte-americano no segundo round.
Com uma atuação fantástica, Yair Rodriguez se sagrou campeão interino do peso-pena e, com isso, se credenciou a uma disputa pelo título linear contra o australiano Alexander Volkanovski, soberano da divisão. Questionado sobre o futuro confronto contra ‘The Great’, ‘El Pantera’ foi respeitoso ao falar do ídolo local e deixou a decisão sobre a data para o duelo nas mãos do UFC.
A luta
O primeiro round foi bastante movimentado e teve ótimos momentos para os dois lutadores. Mais técnico na luta em pé, Rodriguez levou vantagem durante os primeiros momentos do combate. Restando pouco mais de um minuto para o fim, entretanto, a mão pesada de Emmett mostrou sua eficácia e fez com que o americano terminasse o período em superioridade.
O segundo round começou com um ritmo frenético. O mexicano continuou melhor ao variar mais seus golpes e machucou o corpo do rival com chutes potentes. Após uma tentativa frustrada de joelhada voadora, no entanto, Rodriguez caiu por baixo, mas não se abateu e seguiu mais perigoso. Com mais armas, El Pantera, mesmo de costas para o chão, encaixou um triângulo e garantiu o triunfo.
Promessa australiana faz a festa da torcida
Uma das grandes apostas da divisão dos meio-médios (77 kg), Jack Della Maddalena, de 26 anos, provou mais uma vez que merece o ‘hype’ e a atenção que tem recebido desde o início de sua trajetória no Ultimate. Lutando em casa, o australiano precisou de pouco mais de dois minutos de luta para finalizar Randy Brown e levantar o público presente na ‘RAC Arena’, em Perth (AUS).
Depois de quase nocautear Brown com um potente soco de direita, Della Maddalena aproveitou que o adversário estava bastante abalado para completar o serviço com um mata-leão. Com o resultado, o meio-médio chegou à quarta vitória consecutiva no octógono mais famoso do mundo, todas conquistadas pela via rápida no primeiro assalto, e já pode começar a sonhar com uma vaga no top 15 da divisão.
Confira os resultados do UFC 284:
Yair Rodríguez venceu Josh Emmett por finalização;
Jack Della Maddalena venceu Randy Brown por finalização;
Justin Tafa venceu Parker Porter por nocaute;
Jimmy Crute vs Alonzo Menifield terminou em empate majoritário;
Modestas Bukauskas venceu Tyson Pedro por decisão unânime dos juízes;
Joshua Culibao venceu Melsik Baghdasaryan por finalização;
Kleydson Rodrigues venceu Shannon Ross por nocaute técnico;
Jamie Mullarkey venceu Francisco Prado por decisão unânime dos juízes;
Jack Jenkins venceu Don Shainis por decisão unânime dos juízes;
Loma Lookboonmee venceu Elise Reed por finalização;
Blake Bilder venceu Shane Young por decisão unânime dos juízes;
Elves Brenner venceu Zubaira Tukhugov por decisão dividida dos juízes.