UFC

Whittaker critica ‘Borrachinha’ por polêmico episódio sobre o peso: “É um tapa na cara”

Robert Whittaker está prestes a disputar a revanche contra Israel Adesanya, campeão do peso-médio (84 kg) do UFC e seu carrasco, mas não esquece um episódio válido pela categoria e com atletas diferentes. Em outubro, em Las Vegas (EUA), Paulo Costa enfrentou Marvin Vettori e o duelo ficou marcado pela polêmica com a balança envolvendo o brasileiro. Dessa forma, o ex-detentor do título da divisão não perdoou ‘Borrachinha’.

Originalmente, a luta entre Paulo e Vettori aconteceria nos médios, mas, de acordo com o lutador, uma lesão o impediu de cortar peso e colocou o confronto em risco. Como o mineiro comunicou o problema ao UFC dias antes do duelo, as equipes aceitaram realizar o combate em peso-casado e, depois, nos meio-pesados (93 kg). O acontecimento irritou o time do italiano e também Whittaker. Sem titubear, o australiano confessou que ficou surpreso com o comportamento de ‘Borrachinha’ e classificou tal postura como imperdoável no MMA, mesmo contra um desafeto.

“Não que eu seja duro com ele, ele é um homem adulto, somos todos profissionais no esporte. Você assina o contrato para lutar com 84 kg e não chega nem perto disso, é um tapa na cara. É como um eletricista entrando, mas esquecendo os fios, não faz sentido”, declarou o ex-campeão do UFC, em entrevista ao canal do ‘YouTube’ ‘Full Mount MMA’.

Robert Whittaker, de 31 anos, mudou de patamar no MMA ao trocar os meio-médios (77 kg) do UFC pelo peso-médio. Não à toa, o australiano se tornou campeão da categoria e ganhou uma nova oportunidade de disputar o título dela ao passar por Darren Till, Jared Cannonier e Kelvin Gastelum em sequência. Agora, ‘The Reaper’ ocupa o primeiro lugar na tabela de classificação, atrás apenas de Israel Adesanya, detentor do cinturão e seu carrasco. Além do trio mencionado, seus principais triunfos no esporte foram sobre Brad Tavares, Derek Brunson, Ronaldo ‘Jacaré’, Uriah Hall e Yoel Romero (duas vezes).

Paulo Costa, de 30 anos, é um dos lutadores brasileiros de maior popularidade no UFC. O atleta, dono de um estilo de luta empolgante, ficou conhecido no esporte por conta do poder de seus golpes e de seu porte físico enorme para atuar no peso-médio. ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou no Ultimate em 2017. Pela companhia, o mineiro realizou sete combates, venceu cinco, disputou o título da categoria e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Johny Hendricks, Uriah Hall e Yoel Romero.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025