Siga-nos
Wanderlei Silva foi homenageado no Hall da Fama do UFC.
O 'Cachorro Louco' tratou de deixar as desavenças com a organização no passado - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Wanderlei Silva sela paz com pedido de desculpas para Dana White no Hall da Fama

Na noite da última quinta-feira (27), em Las Vegas (EUA), foi realizada a tradicional cerimônia anual do Hall da Fama do UFC. Um dos homenageados do evento, Wanderlei Silva aproveitou os holofotes para colocar um ponto final em uma rixa antiga. Induzido ao seleto grupo na ‘Ala Pioneiros’, o veterano brasileiro – que saiu do Ultimate de maneira turbulenta – selou a paz com a alta cúpula da empresa ao se desculpar publicamente com o presidente da organização: Dana White.

Se por um lado, Wanderlei deixou as polêmicas no passado e exaltou o papel de Dana White em sua carreira, por outro, o cartola também se rendeu ao legado deixado pelo ‘Cachorro Louco’ nos esportes de combate. Recentemente, o presidente do Ultimate não poupou elogios ao veterano brasileiro ao justificar sua indicação ao Hall da Fama. Na visão do promotor, Silva merece figurar no seleto grupo pelo seu papel como pioneiro, nos primórdios da modalidade.

Acima de tudo, quero deixar meu muito obrigado, em especial, ao Dana White. E também quero aproveitar a oportunidade, Dana, para te pedir desculpas, porque eu fui um atleta muito polêmico no final da minha carreira aqui no UFC. Quero agradecer mais uma vez, ganhei muito dinheiro aqui no UFC e, hoje, graças a Deus, tenho uma vida muito confortável. Os promotores me deram realmente a plataforma perfeita para eu poder me apresentar e me proporcionaram a oportunidade de lutar contra os melhores atletas do mundo, que era o que queria quando fui para esses eventos maiores”, declarou o brasileiro, em parte de seu discurso no palco, durante a cerimônia.

Relembre a relação turbulenta

Depois de construir uma carreira gloriosa no Japão, onde se consolidou como uma das grandes estrelas do extinto evento PRIDE, Wanderlei Silva retornou ao UFC, em 2007, cercado de expectativas. Porém, além de não conseguir correspondê-las da forma que todos esperavam dentro do octógono, o ‘Cachorro Louco’ também ficou marcado pela saída conturbada da organização presidida por Dana White, quase uma década depois de sua chegada.

Entre alguns episódios polêmicos – como o banimento para sempre pela Comissão Atlética de Nevada por supostamente ter fugido de um teste antidoping surpresa -, críticas pesadas e, até mesmo, acusações de lutas ‘armadas’, a relação entre Wanderlei e o Ultimate foi se deteriorando até ser oficialmente encerrada em 2016, com a demissão do veterano. Mas, ao que parece, tudo isso ficou para trás e o ex-campeão do PRIDE fez as pazes com os antigos patrões.

Currículo de ‘Wand’

Wanderlei Silva, de 47 anos, é um dos principais lutadores brasileiros da história do MMA. ‘Wand’ marcou época no Pride FC e chegou a disputar o cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC. Pela organização japonesa, o curitibano foi campeão do peso-médio e venceu o GP da categoria. Ao longo dos anos, o profissional construiu um cartel composto por 35 vitórias, 14 derrotas, um empate e um no contest. Seus principais triunfos foram sobre Brian Stann, Dan Henderson, Guy Mezger, Kazushi Sakuraba (três vezes), Keith Jardine, Michael Bisping, Quinton ‘Rampage’ Jackson (duas vezes) e Ricardo Arona.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC