Não vai ser dessa vez que Shavkat Rakhmonov voltará aos octógonos. Depois de ficar mais de um ano sem lutar para tratar de uma lesão no joelho, o lutador do Cazaquistão precisou passar por mais uma cirurgia no local e, consequentemente, adiar seus planos de retornar ao UFC nos próximos meses.
A notícia foi divulgada inicialmente no perfil oficial do jornalista Ariel Helwani no ‘X’ (antigo Twitter) e confirmada por diversos veículos especializados. Posteriormente, o próprio Rakhmonov veio a público – através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui) – para atualizar seus fãs em relação à sua situação atual, corroborando a informação sobre a nova cirurgia no joelho.
“O caminho de um lutador nunca foi fácil. A vida não nos dá desafios que não podemos superar. Todo sonho vem com um preço e, às vezes, esse preço é a sua saúde. Hoje, eu tenho que ser honesto. Devido a constantes lesões, eu tive que passar por outra cirurgia e vamos precisar de tempo para recuperar totalmente. Com isso, meu retorno ao octógono vai ser adiado. Não é fácil de aceitar, mas eu realmente acredito que todo contratempo é parte de um plano maior. Eu vou voltar mais forte, mais inteligente e mais faminto que nunca. Meu objetivo ainda está vivo. O cinturão do UFC tem que vir para o Cazaquistão. Obrigado a todo mundo que me apoia não importa o que aconteça. Esse não é o final da jornada. É um capítulo importante dela”, declarou Shavkat.
‘Title shot’ perdido?
Dono de um cartel invicto com 19 vitórias e nenhuma derrota, Shavkat Rakhmonov é visto como um dos melhores meio-médios (77 kg) do mundo. Antes de se lesionar, inclusive, o cazaque – atualmente na segunda posição no ranking da categoria – era apontado por todos como o candidato de direito à vaga de desafiante ao cinturão até 77 kg do UFC.
Desde seu afastamento, entretanto, a divisão se tornou uma das mais movimentadas, com três novos campeões sendo coroados em sequência: Belal Muhammad, Jack Della Maddalena e Islam Makhachev, este último o atual detentor do cinturão. Com tantas mudanças e a ausência de Rakhmonov por um período cada vez maior, fica a dúvida se o atleta do Cazaquistão contará com o mesmo prestígio junto à organização quando retornar ao octógono, especialmente em relação ao ‘title shot’ praticamente garantido que tinha na época em que precisou se afastar do esporte por lesão.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok