Arbitragem polêmica no MMA é um dos temas mais recorrentes do ramo e, no último sábado (7), durante a realização do UFC 310, em Las Vegas (EUA), voltou à tona com força. Escalados para o card principal do show, Alexander Volkov e Ciryl Gane duelaram durante três rounds e, após a leitura das papeletas, o striker francês foi declarado vencedor na decisão dividida dos juízes. Frustrado com o resultado, o gigante russo protestou veementemente contra o veredito dos profissionais.
Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play
Durante a coletiva de imprensa realizada após o evento, Volkov questionou os critérios adotados na pontuação dos dois juízes que assinalaram vantagem de Gane em dois dos três assaltos do combate. Em sua visão, o russo fez o suficiente para ter o braço erguido sem grandes problemas. E aparentemente uma boa parte da comunidade do MMA concorda com essa narrativa, já que o resultado polêmico rapidamente viralizou nas redes sociais após seu anúncio.
“Foi uma decisão de m***, com certeza. Não aceito isso. Não sei o que faremos com essa decisão. Tenho absoluta certeza de que ganhei a luta. Fiz muito mais do que o Gane. Não sei quem pontuou essa luta a favor dele, quem são os juízes, não sei, talvez um de vocês possa me dizer a verdade. Mas não vi nenhum dano vindo dele em mim, e não entendo como ele ganhou a luta. O primeiro round foi parelho, mas fui mais ativo e pressionei mais do que ele. E com certeza eu levei o segundo e terceiro round. Causei mais dano que ele. Não sei o que ele disse, mas vi nos olhos da equipe dele que eles não esperavam essa decisão, ele estava chateado. Respeito o Ciryl Gane, ele deixou o cage após a decisão porque ele não sentiu isso (que venceu) também. Nada ruim a falar do meu oponente, estou apenas irritado com a comissão. Não posso concordar com isso”, opinou o russo.
Dana White se desculpa e faz promessa
Além dos fãs, Dana White também parece discordar do resultado do confronto. Afinal de contas, protagonizou uma cena que chamou a atenção logo após o veredito. Assim que Volkov deixou o octógono contrariado, o presidente do UFC se aproximou e pediu desculpas para o lutador (veja abaixo ou clique aqui). O cartola opinou que considerou que o russo havia sido prejudicado e prometeu ‘consertar’ as coisas. Agora resta saber se isso significa que Alexander terá outro confronto diante de Gane marcado ou algum outro tipo de regalia futura na empresa.