Depois de duas grandes e equilibradas batalhas, Alexander Volkanovski e Max Holloway voltaram a ficar frente a frente dentro do octógono do UFC, novamente com o cinturão peso-pena (66 kg) da organização em jogo. Pelo co-main event da edição de número 276, realizada neste sábado (2), em Las Vegas (EUA), o australiano dominou os cinco rounds, superou o havaiano novamente, desta vez de forma ainda mais convincente do que nas duas anteriores, manteve o título e encerrou qualquer discussão sobre o melhor lutador da categoria na atualidade.
Com a vitória sobre Holloway no terceiro capítulo da trilogia entre eles, Volkanovski chegou à sua quarta defesa de título. Dominante e com triunfos sobre os principais nomes da divisão, o australiano – na entrevista pós-luta, ainda dentro do octógono – expressou interesse em subir de peso e desafiar o brasileiro Charles ‘Do Bronx’ pelo cinturão dos leves (70 kg).
A luta
O primeiro assalto começou de forma equilibrada, como a maioria dos rounds disputados entre os dois. Com o decorrer do período, no entanto, Volkanovski foi se soltando e conseguiu abrir vantagem, acertando os melhores e mais contundentes golpes.
O campeão voltou para o segundo round ainda melhor e, aparentemente, disposto a provar sua superioridade de uma vez por todas. Apesar de mais baixo, Volkanovski controlou melhor a distância e foi mais eficiente na trocação, abrindo, inclusive, um profundo corte no rosto do desafiante.
Mais veloz e preciso, Volkanovski seguiu levando a melhor na trocação contra o havaiano. O ex-campeão, por sua vez, parecia não encontrar respostas para anular o jogo do australiano.
O campeão diminuiu um pouco o ritmo no começo do quarto assalto, mas Holloway não conseguiu impor seu jogo e levar perigo para o australiano. Com o decorrer da etapa, Volkanovski voltou a dominar a trocação e ampliou sua vantagem no placar.
Logo no início do último round, Holloway – instruído por seu corner – tentou mudar a estratégia e levar a luta para o solo, mas o australiano defendeu com facilidade a tentativa de queda. Depois disso, Volkanovski voltou a impor seu jogo, anulou as tentativas de ataque do rival e confirmou sua superioridade no combate.
Confira os resultados do UFC 276:
Alexander Volkanovski venceu Max Holloway por decisão unânime dos juízes
Alex ‘Poatan’ venceu Sean Strickland por nocaute
Bryan Barberena venceu Robbie Lawler por nocaute técnico
Pedro Munhoz vs Sean O’Malley terminou sem decisão
Jalin Turner venceu Brad Riddell por finalização
Jim Miller venceu Donald Cerrone por finalização
Ian Garry venceu Gabriel Green por decisão unânime dos juízes
Dricus du Plessis venceu Brad Tavares por decisão unânime dos juízes
André ‘Sergipano’ venceu Uriah Hall por decisão unânime dos juízes
Maycee Barber venceu Jessica Eye por decisão unânime dos juízes
Julija Stoliarenko venceu Jessica-Rose Clark por finalização