UFC

Volkanovski sai em defesa de José Aldo e questiona decisão dos juízes no UFC 315

A derrota de José Aldo para Aiemann Zahabi no UFC 315 gerou reações diversas entre fãs e lutadores. Um dos nomes de maior peso a comentar o resultado foi Alexander Volkanovski, atual campeão dos penas (66 kg), que questionou os critérios de avaliação dos juízes — especialmente no que diz respeito ao conceito de “dano causado”.

O brasileiro foi superado por decisão unânime em Montreal, com os três juízes atribuindo os dois últimos assaltos ao canadense. No entanto, o australiano acredita que o ex-campeão teve desempenho superior no terceiro e último round, quando chegou a aplicar um chute alto que derrubou Zahabi, além de conectar outros golpes contundentes que, segundo ele, poderiam ter levado à interrupção do confronto.

“Quero falar sobre a luta do Aldo. Obviamente, razoavelmente justa, eu entendo. Mas quando falamos de dano, eu sei que ele terminou muito cansado por baixo naquele terceiro round. Aldo venceu o primeiro round, mas deram os outros dois para o oponente. O segundo também foi bem equilibrado. Ele desacelerou um pouco no final, então talvez por isso deram esse round para o outro cara. Quero focar no terceiro. Foi claramente dele em quase todo o tempo. Acho que até no início, mas especialmente no meio da luta, quando machucou o adversário — e, quando se fala em dano, não tem nada mais claro que aquilo”, disse Volkanovski em seu canal no YouTube.

Apesar da pressão imposta pelo manauara, Zahabi conseguiu resistir, se recuperar e terminou a luta em posição de controle, o que pode ter pesado na decisão dos árbitros. Ainda assim, o campeão dos penas acredita que o brasileiro esteve muito mais próximo de encerrar o duelo de forma definitiva.

Ele balançou o cara, derrubou com um soco, depois com um chute insano. Méritos para o Zahabi por não apagar. Não sei como ficou de pé depois daquilo. Foi praticamente um chute de futebol na cabeça. Depois levou outro chute e caiu mais umas três vezes. Sei que o Aldo estava cansado, ficou ofegante, foi derrubado, levou cotoveladas, e o outro dominou o final. Mas será que isso compensa o fato de ter perdido a maior parte do round e quase ser finalizado? O árbitro poderia ter parado ali. Faltou pouco”, completou.

Adeus?

Aos 38 anos, José Aldo deixou no ar a possibilidade de aposentadoria após o revés. O duelo contra Zahabi, inicialmente marcado para o peso-galo (61 kg), foi transferido para os penas em razão de dificuldades no corte de peso. A derrota adiciona mais um capítulo incerto à reta final da carreira de um dos maiores nomes da história do MMA brasileiro.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Melquizael Costa projeta duelo futuro contra Jean Silva no UFC: “Vou enfiar a porrada”

Embalado por cinco vitórias consecutivas no UFC, Melquizael Costa vive possivelmente o melhor momento de…

18/12/2025

Anderson Silva e Jake Paul batem o peso e confirmam lutas de boxe contra ex-campeões

Na tarde desta quinta-feira (18), em Miami (EUA), a Most Valuable Promotions realizou a pesagem…

18/12/2025

Campeão da PFL e pupilo de Khabib, russo recebe um ano de suspensão por doping

Outro grande nome do MMA profissional foi flagrado pela política antidoping na última quarta-feira (17).…

18/12/2025

Aos 50 anos, Anderson Silva descarta aposentadoria: “A luta é o meu ar”

Em junho de 2024, na luta principal da primeira edição do ‘Spaten Fight Night’, Anderson…

18/12/2025

Jacqueline Cavalcanti explica importância de Cris Cyborg em sua carreira: “Mudou minha vida”

Aos 40 anos de idade, Cristiane Justino segue no mais alto nível de rendimento, sendo…

18/12/2025

Jake Paul esbanja confiança antes de luta contra ex-campeão mundial de boxe: “Sou melhor”

Às vésperas do que promete ser o maior desafio de sua carreira, a postura de…

18/12/2025