Ao longo dos 25 minutos da superluta travada entre Islam Makhachev e Alexander Volkanovski, foi possível notar algumas interações e, até mesmo, breve troca de palavras entre os atletas durante o combate. Após o UFC 284, durante a coletiva de imprensa, o campeão peso-pena (66 kg) do Ultimate revelou que adotou o ‘trash talk’, com a intenção de tentar desestabilizar o amigo de Khabib Nurmagomedov.
No quarto assalto, Islam conseguiu levar o australiano para o solo e prendê-lo com suas pernas, em uma posição apta para aplicar um mata-leão. No entanto, o russo não parecia buscar a finalização, o que incomodou Volkanovski, que passou a provocar o rival com palavras, enquanto tentava se desvencilhar da pegada do wrestler campeão dos pesos-leves (70 kg).
“Estava entrando na cabeça dele. Mesmo quando ele estava na vantagem, eu falava: ‘Você não é tão forte’. Estava dizendo coisas desse tipo e ele respondia: ‘Você está apenas aguentando’. E eu rebatia: ‘Você disse que me levaria para águas profundas em 15 segundos’. Esse tipo de coisa. Sem ser desrespeitoso, até porque ele estava em uma boa posição, então cabia a mim sair dali. Então tentei entrar na cabeça dele enquanto continuava socando ele na cabeça (…) Ele estava apenas segurando e tentando esconder a cabeça. Então eu dizia, em certas posições: ‘Você está tentando apenas sobreviver’. Era o que estava dizendo a ele”, revelou ‘The Great’, de acordo com o site ‘MMA Fighting’.
A tática, porém, acabou não surtindo o efeito esperado por Volkanovski, já que Makhachev foi considerado o vencedor do duelo por decisão unânime e defendeu com sucesso seu reinado entre os pesos-leves. O australiano, por sua vez, perdeu a oportunidade de se tornar o quinto atleta da história do UFC a conquistar dois cinturões de categorias distintas de forma simultânea.