Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Volkanovski promete postura diferente de ex-rivais de Makhachev: “Não vou entrar em pânico”

No próximo dia 12 de fevereiro, Alexander Volkanovski terá a oportunidade de conquistar seu segundo título em categorias diferentes no UFC. Para isso, o campeão peso-pena (66 kg) terá que superar o embalado lutador russo Islam Makhachev, dono do cinturão dos leves (70 kg) da entidade. Ciente da capacidade do adversário, principalmente no grappling, o australiano promete estar preparado para encarar situações de adversidade durante a disputa.

Ao podcast ‘Believe You Me’, Volkanovski reconheceu o talento de Makhachev no jogo de quedas e admitiu que, mesmo com o objetivo de evitar ser derrubado pelo rival, pode acabar ficando em posição de desvantagem no solo em algum momento, como ocorreu com os últimos oponentes vencidos pelo russo. Porém, ‘The Great’ confia que conseguirá ter um diferencial em relação às vítimas recentes do campeão dos leves: a tranquilidade para assimilar o momento de perigo e tentar reverter a situação.

“Muitas pessoas apenas evitam a luta de chegar lá (no chão). Eu penso, tipo, se a luta não for para lá, isso é um bônus, mas eu preciso estar preparado e pronto para isso se ela for para o chão porque existe uma boa chance. Existe uma boa chance que ele consiga uma queda. Ele talvez consiga uma rasteira, o que quer que seja. Eu não ficaria surpreso se ele não conseguisse, eu estou trabalhando em tudo neste momento. Mas se ele conseguir, eu te garanto: eu vou me manter calmo, sereno e eu vou trabalhar para c*** para voltar em pé, e eu não vou entrar em pânico”, prometeu Volkanovski.

A confiança do australiano se baseia na sua preparação e na aceitação prévia de que o russo pode, sim, ser bem-sucedido em uma tentativa de queda durante o combate. Na visão de Volkanovski, os adversários anteriores de Islam não estavam prontos para o caso de serem derrubados e, por isso, quando Makhachev conseguia levar a luta para o chão, eles se desesperavam e não sabiam como reagir.

“Você não vai me ver perdendo a calma, nada desse tipo, por causa da quantidade de horas que eu estou treinando, é por isso que eu sou tão calmo. Preparação é tudo. É só que muitas pessoas não se preparam como elas deveriam. Muitas pessoas pensam: ‘Eu não vou ser derrubado’. Mas e se você for? Esteja pronto. Exceto por mim. Nós sabemos o que ele quer fazer. Então, mesmo que ele me leve para o chão, eu vou estar mais do que preparado, mais do que pronto”, afirmou o australiano.

O duelo entre Alexander Volkanovski e Islam Makhachev, marcado para o UFC 284, na Austrália, colocará frente a frente duas das maiores sequências positivas ativas da organização. Soberano nos penas, o australiano soma 12 confrontos vencidos de forma consecutiva na organização. Por sua vez, o russo chegou à 11ª vitória seguida ao vencer Charles ‘Do Bronx’, em outubro, resultado que lhe garantiu o título do peso-leve do Ultimate.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC