UFC

Volkanovski flerta com aposentadoria às vésperas de disputa contra Diego Lopes no UFC 314

Visto por muitos como um dos maiores lutadores da história do peso-pena (66 kg), Alexander Volkanovski terá a oportunidade de alcançar novamente o topo da categoria no próximo dia 12 de abril, quando disputará o cinturão vago até 66 kg do Ultimate contra o brasileiro Diego Lopes. E mesmo que esteja focado no importante compromisso agendado para o UFC 314, ‘The Great’ já pensa em uma futura despedida.

Em entrevista ao ‘The Ariel Helwani Show’, Volkanovski revelou que a ideia de pendurar as luvas já faz parte de seus planos. Isso porque, de acordo com o australiano, a exigência física para se manter em alto nível já cobra seu preço. Sendo assim, ainda que evite traçar um prazo para sua aposentadoria, o ex-campeão peso-pena admite que a disputa de título contra Diego Lopes no UFC 314 será uma das últimas de sua carreira.

“Não sei quanto tempo mais eu tenho sobrando nisso. Eu provavelmente poderia continuar por mais alguns anos. Estou pensando em ganhar o cinturão e depois defendê-lo. Mesmo ganhando, estou pensando: ‘Sabe de uma coisa, terminei’. Por quanto tempo mais eu quero fazer isso? Não é fácil, especialmente para estar no nível em que estou, onde minhas expectativas, meu normal, é muito trabalho duro. Dói, você está com dor, você fica preso. Esse é o preço para ser elite, ser o melhor, e estar no topo. Espero talvez fazer mais algumas, um par, algumas mais. Vamos ver. Eu ainda amo isso, mas quanto tempo mais eu quero fazer isso a mim mesmo e ao meu corpo?”, ponderou Volkanovski.

Planejamento

E ainda que não determine uma data limite para encerrar sua vitoriosa carreira, o veterano de 36 anos projeta seus possíveis próximos passos. Todo esse planejamento vai depender, é claro, do resultado do seu confronto contra Diego Lopes no dia 12 de abril. Em caso de vitória, Volkanovski parece já ter um caminho traçado até a aposentadoria, ou pelo menos um esboço.

“Estou realmente ansioso por isso, mas eu quero ter uma última oportunidade e ficar realmente preso nela. Conquistar aquele cinturão, defendê-lo, talvez defendê-lo novamente. Talvez uma grande luta depois de uma defesa. Vamos ver. Aí talvez eu tenha terminado”, projetou.

Pior momento da carreira

Após ser campeão dominando do peso-pena entre 2019 e 2024, Volkanovski vive atualmente o pior momento da sua carreira. A lenda australiana acumulou três derrotas nos seus últimos quatro combates disputados no UFC. Além de dois reveses para Islam Makhachev, em tentativas de conquistar o título dos leves (70 kg), ‘The Great’ foi destronado na divisão dos penas por Ilia Topuria, que recentemente abdicou do cinturão para subir de categoria.

Agora, Volkanovski tem a oportunidade de reconquistar o cinturão que já foi seu, em disputa contra Diego Lopes no UFC 314. Em caso de vitória, o australiano entrará para a história do evento como o primeiro lutador a conquistar o cinturão da categoria dos penas após os 35 anos de idade.

Matérias Recentes

Não chama? Alex Poatan indica ausência em card do UFC na Casa Branca

Dada a expectativa para o UFC Casa Branca, programado para junho de 2026, a tendência…

16/12/2025

Atleta do UFC que defendeu Hitler faz graves acusações contra Topuria

O lutador norte-americano Bryce Mitchell utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (15) para fazer duras…

16/12/2025

Aposta alta! Veterano do UFC desafia Renato Moicano: “Quem perder compra um Bitcoin”

King Green voltou a vencer no Ultimate, no UFC Vegas 112, e já projeta seus…

16/12/2025

Guilherme Pat projeta evolução física após estreia vitoriosa no UFC

O peso-pesado Guilherme Pat fez uma estreia positiva no UFC no último sábado (13), ao…

15/12/2025

Corpo do ex-lutador de MMA Gerônimo Mondragon é encontrado em rio

O ex-lutador de MMA e subsecretário de Segurança Pública de São Gabriel da Cachoeira, Gerônimo…

15/12/2025

Campeão do UFC, Tom Aspinall admite interesse em duelo de boxe contra Ngannou

O campeão peso-pesado do UFC, Tom Aspinall, comentou recentemente sobre a possibilidade de, no futuro,…

15/12/2025