Um tema costumeiramente quente dentro do MMA, o debate sobre quem é o melhor lutador peso-por-peso do mundo ganhou ainda mais destaque após a superluta entre Alexander Volkanovski e Islam Makhachev, em fevereiro. Mesmo após ser derrotado pelo wrestler russo, ‘The Great’ manteve a liderança do ranking que independe de divisões de peso. No entanto, este posto foi recentemente perdido após o retorno triunfal de Jon Jones no UFC 285. E o atleta australiano parece conformado com a perda da soberania.
Em entrevista ao podcast ‘Steve-O’s Wild Ride’, o campeão peso-pena (66 kg) do Ultimate exaltou o feito de ‘Bones’ de, após dominar a divisão dos meio-pesados (93 kg), migrar para os pesos-pesados e também conquistar o cinturão. Apesar da inatividade do americano, Volkanovski aponta que não há argumentos para refutar Jones como o número um peso-por-peso da atualidade.
“Todos amam falar disso (ranking peso-por-peso). É algo grande. Sendo sincero, (ser) campeão foi incrível, mas ser número 1 peso-por-peso (foi ainda mais). E Jon Jones tirou isso de mim (risos). Não de todos (os rankings), mas o do UFC, sim. Foi só essa luta (em três anos), ok. Mas o que ele fez, subindo de categoria (…) Muitas pessoas podem dizer: ‘Olha o que o Alex fez nos últimos três anos’. Mas ao mesmo tempo, olhe o que o Jon Jones fez também. Realmente posso argumentar contra isso? Ele será um dos melhores de todos os tempos. Ele ocupando esse posto é tipo: ‘M***! O que posso fazer?’”, avaliou Alexander.
Depois de falhar na tentativa de conquistar o título dos pesos-leves (70 kg) diante de Makhachev, a expectativa é de que Volkanovski volte para sua categoria de origem em seguida. Sendo este o caso, seu próximo rival será Yair Rodriguez, que conquistou o cinturão interino na divisão até 66 kg ao finalizar Josh Emmett em grande estilo no mesmo evento em que ‘The Great’ mediu forças com o pupilo de Khabib Nurmagomedov.