Depois de sacramentar a primeira defesa de título do seu segundo reinado na divisão dos penas (66 kg), com a vitória sobre Diego Lopes no ‘main event’ do UFC 325, no último sábado (31), Alexander Volkanovski fica agora no aguardo da definição do próximo desafiante ao seu cinturão. E no que depender do campeão australiano, o mérito esportivo deve ser priorizado na hora da escolha – uma sugestão contestada por um dos mais fortes candidatos ao ‘title shot’, o brasileiro Jean Silva.
A postura do campeão pode ser explicada pelas muitas críticas à revanche contra Lopes, uma vez que Volkanovski havia vencido de forma convincente a primeira disputa contra o manauara, também válida pelo cinturão peso-pena. Assim, boa parte da comunidade do MMA acusou o UFC de preterir o russo Movsar Evloev e o inglês Lerone Murphy – donos de longas sequências positivas e números 1 e 4 do ranking, respectivamente – em favor do popular lutador brasileiro radicado no México.
Questionado sobre o assunto na coletiva de imprensa pós-UFC 325, Volkanovski ressaltou que uma parte de suas funções como campeão envolve estabelecer uma disputa justa entre seus rivais de divisão na corrida pelo ‘title shot’. Curiosamente, quem corre por fora e pode ‘furar a fila’, deixando Evloev e Murphy novamente para trás, é outro brasileiro, o paranaense Jean Silva, sexto colocado no ranking e, assim como Lopes, bastante popular entre os fãs.
“Eu tenho uma responsabilidade como campeão. E não acho que muitos campeões vejam desta forma, mas eu vejo como uma responsabilidade. Existem rankings por uma razão, há pessoas que merecem. Se alguém entrar (furando a fila), eu vou ser ativo o suficiente para ainda assim dar a chance para as pessoas que merecem, para que elas não precisem esperar muito tempo. Mas se eu continuar deixando outras pessoas furarem a fila, eu não vou estar fazendo a minha parte também”, ponderou Volkanovski.
Resposta de Jean Silva
Apesar de sequer citar o nome do lutador brasileiro, a mensagem do campeão foi prontamente respondida pelo atleta da equipe ‘Fighting Nerds’. Em seu perfil oficial no ‘X’ (antigo Twitter), Jean Silva rebateu as alegações de Alexander Volkanovski quanto às suas responsabilidades como detentor do cinturão e aproveitou para cutucá-lo.
“A responsabilidade de um campeão é defender o cinturão. Não importa contra quem for. Se a companhia (UFC) colocar alguém na sua frente, você luta. Campeões não escolhem oponentes. Campeões defendem”, disparou Jean (clique aqui ou veja abaixo).
De fato, a corrida pelo próximo ‘title shot’ na divisão dos penas do UFC parece estar centrada nos três: Movsar Evloev, Lerone Murphy e Jean Silva. O brasileiro, mais popular, tem a seu favor o aspecto comercial. Enquanto o russo e o inglês, donos de longas sequências de vitórias no maior evento de MMA do mundo, podem se credenciar pelo aspecto esportivo.
Aparentemente, neste momento, Evloev e Murphy parecem brigar pelo primeiro lugar da fila. E os rivais, inclusive, vão duelar dentro do octógono, no que pode ser uma espécie de eliminatória pela vaga de desafiante, no dia 21 de março, na luta principal do UFC Londres, como anunciado nesta segunda-feira (2).
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok