Sexta colocada no ranking peso-mosca (57 kg) do Ultimate, Viviane Araújo fará sua primeira luta principal na organização neste sábado (15), na edição ‘Vegas 62’, sediada no Apex. A brasileira terá como adversária a mexicana Alexa Grasso, que ocupa a quinta posição no top 15 da categoria, e a vencedora deste duelo pode sonhar, até mesmo, com uma disputa pelo cinturão até 57 kg da entidade, atualmente sob posse da dominante campeã Valentina Shevchenko.
O domínio da lutadora do Quirguistão na categoria pode, inclusive, colaborar na campanha pelo ‘title shot’ da vencedora do confronto deste sábado entre Vivi e Grasso. Isso porque, das seis primeiras colocadas no ranking do peso-mosca feminino do UFC, apenas a brasileira e a mexicana ainda não tiveram a oportunidade de lutar pelo título contra Shevchenko.
Portanto, todas as atletas que aparecem à frente das protagonistas da atração principal do UFC Vegas 62 já foram derrotadas pela campeã e, dificilmente, receberiam uma nova oportunidade neste momento, à exceção da brasileira Taila Santos, última desafiante ao cinturão e lutadora que chegou mais perto de destronar Valentina Shevchenko na categoria. Diante deste cenário, o duelo entre Araújo e Grasso ganha enorme importância para o futuro do peso-mosca feminino do Ultimate.
Ex-campeã do Pancrase, Vivi Araújo soma cinco vitórias e dois reveses em sua trajetória pelo Ultimate, que teve início em 2019. A atleta da equipe ‘Cerrado MMA’ só foi derrotada no octógono mais famoso do mundo pelas experientes Jessica Eye e Katlyn Chookagian, duas ex-desafiantes ao título dos moscas.
Para superar Grasso, a lutadora brasileira deve adotar uma estratégia mais voltada para a luta agarrada, uma de suas especialidades. Por outro lado, a resistência física é uma preocupação para os fãs da brasiliense. No passado, Vivi já demonstrou ter dificuldades em dosar sua energia e exibiu sinais visíveis de cansaço nos minutos finais de alguns combates. Caso o duelo contra Grasso se estenda pelos cinco rounds previstos para a disputa, a atleta da ‘Cerrado MMA’ terá que provar que deixou para trás esse problema.
Por sua vez, Alexa Grasso chega para o combate em franca ascensão, embalada por três vitórias seguidas no UFC, que coincidiram com sua chegada no peso-mosca da organização. A lutadora, que anteriormente atuava na divisão dos palhas (52 kg), parece ter encontrado sua melhor versão na nova categoria e vai em busca de seu primeiro ‘title shot’ na carreira.
Natural de Guadalajara (MEX), Grasso visa se tornar a segunda atleta nascida no México a conquistar um título do UFC, após o feito histórico de Brandon Moreno, no peso-mosca masculino. Dona de um boxe afiado, a mexicana deve tentar manter a luta em pé contra Vivi, a fim de explorar o que tem de melhor.
No chão, apesar de ter mostrado evolução, Alexa ainda peca tecnicamente, especialmente se cair por baixo da brasileira. Outro fator que pode desequilibrar o confronto a favor de Vivi, e que Grasso precisará estar atenta, envolve a diferença de força física entre ambas. Até mesmo por ter vindo da divisão de baixo, a mexicana pode ter problemas para trocar força na luta agarrada com Araújo.
Outros três brasileiros estarão presentes no card do UFC Vegas 62. O veterano Raphael Assunção, de 40 anos, tentará espantar a má fase diante de Victor Henry, em duelo que foi promovido para a parcela principal do show após o cancelamento do embate entre Askar Askarov e Brandon Royval, por conta de problema no corte de peso por parte do russo. O pernambucano vem de quatro derrotas seguidas e seu futuro na organização pode ser definido neste sábado.
Já Joanderson ‘Tubarão’ e Lucas Alexander farão um confronto verde-amarelo no card preliminar do UFC Vegas 62. Tubarão vem de vitória sobre Andre Fili, em abril deste ano, após ter sido derrotado por Bill Algeo na sua estreia pela organização comandada por Dana White. Do outro lado, Lucas terá sua primeira experiência no octógono mais famoso do mundo. ‘The Lion’, como o carioca é conhecido, foi contratado há cerca de uma semana e chega ao Ultimate com um cartel de sete triunfos e dois reveses.
Confira o card completo do UFC Vegas 62:
Alexa Grasso vs Viviane Araújo
Cub Swanson vs Jonathan Martinez
Dusko Todorovic vs Jordan Wright
Misha Cirkunov vs Alonzo Menifield
Raphael Assunção vs Victor Henry
Brandon Davis vs Leomana Martinez
Nick Maximov vs Jacob Malkoun
Joanderson ‘Tubarão’ vs Lucas Alexander
Sam Hughes vs Piera Rodríguez
Tatsuro Taira vs C.J. Vergara
Mike Jackson vs Pete Rodriguez