UFC

Vitória sobre Ankalaev pode destravar busca de Poatan por tricampeonato inédito no UFC

Apontado por muitos como a maior estrela do Ultimate em atividade, Alex Pereira pode estar a um passo de buscar um feito inédito na principal liga de MMA do mundo. Ex-campeão peso-médio (84 kg) e atual detentor do cinturão dos meio-pesados (93 kg), ‘Poatan’ pode destravar a busca por um até então inatingível tricampeonato dentro do UFC. Para isso, porém, o striker brasileiro terá que desbancar, neste sábado (8), em Las Vegas (EUA), Magomed Ankalaev – número 1 do ranking e tido como uma grande ameaça ao seu reinado.

Especialista em wrestling, o russo pode ser a última peça no tabuleiro de feitos esportivos e negociações de bastidores que concretizem uma subida de Poatan aos pesos-pesados. Afinal de contas, caso tenha o braço erguido novamente na luta principal do UFC 313, o brasileiro terá vencido os quatro atletas mais bem ranqueados dos meio-pesados – limpando a categoria. Sem desafios excitantes na faixa de peso, a busca por um terceiro cinturão é a injeção de adrenalina ideal para o momento mágico que Alex vive na carreira.

Poder de barganha

Com status de estrela global, Poatan se tornou a ‘cara’ do UFC nas últimas temporadas. Ciente disso, o brasileiro pretende usar seu crédito junto à empresa para negociar confrontos e possibilidades vantajosas para seu futuro. Questionado pela equipe de reportagem da Ag Fight sobre o assunto durante a coletiva de imprensa da última quinta-feira, o striker paulista sinalizou que pode, sim, ter suas vontades atendidas por ter ‘salvado a pele’ da organização em suas últimas apresentações.

Bom, acho que sim (meu status tende a ajudar na barganha). Até por todo o trabalho que venho fazendo, está todo mundo contente. A organização está contente, eles mostram isso para a gente. E, claro, diretamente também falam para a gente. Também vemos a reação do público. Onde eu vou, todo mundo está querendo me ver, está querendo ver eu lutar. Então com certeza isso facilita (as negociações) para mim”, destacou Poatan.

Dana White a bordo

E o ‘timing’ para migrar para a categoria dos pesos-pesados também parece perfeito. Afinal de contas, se antes Dana White rechaçava a possibilidade, agora o dirigente abre as portas para que o brasileiro se aventure na divisão até 120 kg. Disposto a promover a superluta entre Jon Jones e Tom Aspinall, campeão linear e interino, respectivamente, o presidente do UFC indicou que Poatan pode enfrentar o vencedor do confronto caso derrote Ankalaev neste sábado.

GOAT do MMA?

Caso o cenário projetado por Dana se concretize e os astros se alinhem, Poatan estaria a uma vitória de fazer história dentro do MMA. Afinal de contas, em mais de 30 anos nenhum lutador do UFC conquistou três cinturões em categorias de peso diferentes. A façanha seria tão surpreendente que colocaria o astro brasileiro no panteão dos ‘GOATs’ da modalidade.

Além disso, Poatan poderia ter um confronto direto contra Jon Jones – apontado como o maior de todos os tempos no MMA -, caso o americano derrote Aspinall e unifique os títulos dos pesos-pesados. Uma hipotética vitória contra ‘Bones’ aliado à conquista de um tricampeonato inédito no Ultimate seria argumento suficiente para elevar o brasileiro ao posto de ‘GOAT’ da modalidade. Mas antes de vislumbrar tal futuro, Alex precisa derrubar a última peça do tabuleiro na luta principal do UFC 313 deste sábado: Magomed Ankalaev.

Matérias Recentes

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026

Cantoria e mais! Clima amistoso entre Diego Lopes e Volkanovski domina coletiva do UFC 325

Na manhã desta quinta-feira (29), em Sydney, na Austrália, o Ultimate promoveu a coletiva de…

29/01/2026