Em um combate relevante para o futuro do peso-galo (61 kg) feminino do Ultimate, Ketlen Vieira derrotou Pannie Kianzad, na decisão unânime dos juízes, no card preliminar do UFC Londres, realizado neste sábado (22). Lutando de forma tática e inteligente, a brasileira dominou os dois primeiros assaltos e só se viu em situação de desvantagem no último período, quando perdeu uma boa posição no solo e sofreu com o ground and pound da sueca.
Com o triunfo, seu terceiro nas últimas quatro lutas, Ketlen segue bem posicionada no ranking peso-galo do UFC, onde ocupa atualmente a quarta colocação. Além disso, a manauara – aluna de Dedé Pederneiras na equipe Nova União – se aproxima de uma possível disputa pelo cinturão da categoria, que se encontra vago desde a aposentadoria da agora ex-campeã Amanda Nunes.
A luta
Depois de um início de estudo, Ketlen foi no single leg e conseguiu derrubar a rival, caindo já na meia guarda. Orientada pelo treinador Dedé Pederneiras, a manauara tentou buscar um katagatame, mas todas as tentativas foram bem defendida pela sueca. Primeiro assalto de domínio da brasileira, que ainda ameaçou encaixar uma kimura nos segundos finais.
O roteiro se repetiu no segundo assalto. Depois de uma rápida troca de golpes na luta em pé, a atleta da Nova União levou novamente o combate para o solo e, mais uma vez, caiu na meia guarda da adversária. Depois de driblar uma chave no braço, Ketlen encaixou o katagatame, mas perdeu a posição após boa defesa da sueca. Mais um round de domínio completo da brasileira.
Atrás do placar, Kianzad voltou para o último round com enorme senso de urgência. Mas, consciente, Ketlen manteve a estratégia e novamente conseguiu uma queda nos primeiros minutos. Superior no jiu-jitsu, a manauara chegou nas costas e ameaçou encerrar a luta em um mata-leão. Na base da garra, a sueca saiu da posição de desvantagem e passou a trabalhar o ground and pound até o final do combate.
Confira os resultados do UFC Londres:
Ketlen Vieira venceu Pannie Kianzad por decisão unânime dos juízes;
Chris Duncan venceu Yanal Ashmouz por decisão unânime dos juízes;
Bruna Brasil venceu Shauna Bannon por decisão unânime dos juízes;
Jafel Filho venceu Daniel Barez por finalização.