Veterana do MMA, Virna Jandiroba retornou ao caminho das vitórias de forma tranquila no UFC Vegas 54. No evento realizado neste sábado (14), a brasileira enfrentou Angela Hill e levou a melhor por decisão unanime. Inclusive, os três juízes laterais enxergaram ‘Carcará’ sendo melhor nos três rounds. Empolgada pelo triunfo dominante, a atleta pediu para entrar no top-10 do peso-palha (52 kg) da companhia.
Ex-campeã do Invicta FC, Virna Jandiroba, de 33 anos, é um dos grandes nomes do peso-palha. A brasileira estreou no UFC em 2019, disputou sete lutas, venceu quatro e perdeu três vezes. ‘Carcará’ se encontra no 12º lugar na tabela de classificação da categoria, mas deve subir alguns degraus na próxima atualização do ranking.
A luta
Especialista em jiu-jitsu, Virna surpreendeu ao iniciar a luta na trocação e acertou um direto em Hill. Depois de alguns segundos de estudo, a brasileira tentou colocar ‘Overhill’ para baixo, a levou para a grade e conseguiu a queda. No chão, ‘Carcará’ avançou para a perna de Hill e a posição estava justa. Tanto que o semblante da americana era de desespero. Mesmo assim, a atleta conseguiu resistir ao ataque da oponente e escapou. Em pé, Hill levou Virna para a grade, mas pouco fez no clinch.
No segundo assalto, Virna, confiante, decidiu trocar golpes em pé e, assim, deixou Hill crescer no combate. Na metade do round, a brasileira ouviu a orientação de seu corner e conseguiu quedar a adversária. Superior no solo, ‘Carcará’ partiu para a chave-de-braço e, ao mesmo tempo, distribuiu cotoveladas no rosto da americana. Apesar do desconforto por conta da posição de desvantagem, ‘Overkill’, novamente, se defendeu.
Na terceira parcial, Hill partiu para o ataque e logo no início acertou um bom golpe que balançou Virna. Depois do susto, a brasileira evitou trocar golpes em pé e quedou ‘Overkill’. No solo, ‘Carcará’ conseguiu ficar nas costas da adversária, mas perdeu a posição. Em seguida, Virna aplicou nova queda e controlou o duelo por cima e ao dar socos na linha de cintura da americana. Ao final dos 15 minutos de luta, os juízes laterais deram a vitória para Jandiroba por decisão unânime.
Michael Johnson aplica nocaute brutal em Alan ‘Nuguette’
Conhecido pelo alto nível em pé, Michael Johnson mostrou toda sua superioridade na trocação contra ‘Nuguette’. Afobado para levar o adversário para o solo, o brasileiro telegrafava a tentativa de queda e deixava o queixo desprotegido. Nisso, o americano aplicou um golpe que desestabilizou Alan. Em seguida, foi ‘Nuguette’ que surpreendeu o oponente na trocação, mas não conseguiu aproveitar o bom momento.
No segundo round, ‘Nuguette’ voltou mais agressivo, perseguiu Johnson no octógono, porém recebeu um golpe limpo. Mais disciplinado e calmo no octógono, o americano aproveitava momentos de descuido de Alan para atacar e, consequentemente, pontuar. Atento, o especialista em trocação evitou as tentativas de queda de ‘Nuguette’ e esbanjou técnica com as mãos. Em uma das trocas, Johnson acertou um cruzado em cheio no queixo de Alan e liquidou a fatura ao aplicar um ‘ground and pound’ brutal no adversário.
Com a derrota, ‘Nuguette’, de 38 anos, fica em situação delicada no UFC. O brasileiro perdeu três das últimas quatro lutas que disputou pela organização e sua última vitória aconteceu em 2018. Já Johnson, de 35 anos, encerrou a má fase que durava quatro combates.
Resultados do UFC Vegas 54:
Michael Johnson nocauteou Alan ‘Nuguette’ no 2º round;
Virna Jandiroba venceu Angela Hill por decisão unânime;
Tatsuro Taira venceu Carlos Candelario por decisão unânime;
Andre Petroski finalizou Nick Maximov no 1º round.