Em plena ascensão na divisão dos meio-médios (77 kg) do UFC, Vicente Luque já deixou claro que o único rival de categoria que não aceitaria enfrentar dentro do octógono é seu amigo e companheiro de equipe Gilbert ‘Durinho’. Por isso, ao ser questionado sobre seu interesse em um possível duelo contra Khamzat Chimaev, o brasileiro abriu as portas para o combate com a nova sensação do Ultimate e impôs uma condição relativamente simples para que o confronto saia do campo da imaginação.
Durante uma transmissão ao vivo pelo ‘Instagram’ com a página ‘Haymakers’, Luque afirmou que basta o russo naturalizado sueco desafiá-lo publicamente e o UFC concordar em promover a peleja para que ambos meçam forças dentro do octógono mais famoso do mundo. Vale lembrar que, desde o início de sua rápida ascensão dentro da entidade, Chimaev tem tido dificuldade para encontrar oponentes de qualidade que aceitem enfrentá-lo. O jovem lutador, inclusive, já desafiou alguns grandes nomes do plantel, mas não obteve respostas positivas.
Ciente do ‘hype’ construído em torno da jovem promessa, Luque parece navegar na direção contrária de seus rivais de divisão e se colocou à disposição para duelar contra o perigoso lutador. Nem mesmo a baixa posição de Chimaev no ranking, comparada à sua, parece incomodar o brasileiro, que reconheceu as credenciais do russo e deixou em suas mãos o potencial encontro dentro do cage.
“Eu, com certeza, entendo o hype por trás dele. Ele parece ótimo nas lutas, parece um cara realmente forte. Ele vai lá e finaliza todas as lutas. Então, eu entendo o hype, eu entendo porque o UFC quer colocá-lo em grandes lutas. Muitas pessoas me perguntam sobre essa luta (contra Chimaev). E eu estou aqui. Se ele mencionar o meu nome – porque eu não o ouvi falar meu nome -, se ele falar meu nome e se o UFC me mandar o contrato, eu vou assinar esse contrato. Isso é simples para mim”, afirmou Vicente, antes de continuar.
“Mas ele não mencionou meu nome. Eu acho que ele disse: ‘Qualquer um no top’. Bem, quando alguém mencionar meu nome e pedir por essa luta, eu vou fazer, com certeza. Eu acho que é uma grande luta, é uma luta empolgante. Ele é um monstro. Ele entra lá e tenta finalizar o adversário a cada segundo. Não é muito diferente do que eu faço. Seria uma ótima luta, com certeza. Se ele quiser, se ele avisar ao UFC e se eles me avisarem, nós vamos fazer isso”, concluiu.
Quarto colocado no ranking dos meio-médios, Vicente Luque vive sua melhor fase na carreira. O brasileiro venceu nove de seus últimos dez confrontos, sendo derrotado apenas pelo veterano Stephen ‘Wonderboy’ Thompson, em novembro de 2019. Sem lutar desde agosto, quando finalizou o grappler Michael Chiesa, o atleta que representa a ‘Cerrado MMA’ e a ‘Sanford MMA’ segue à espera de um novo compromisso.
Por sua vez, Khamzat Chimaev se tornou uma das promessas de futura estrela do Ultimate. O invicto lutador, que estreou na organização em julho do ano passado, já soma quatro vitórias no octógono mais famoso do mundo, todas elas pela via rápida e de maneira dominante. Além do talento dentro do cage, o russo – 11º colocado no ranking até 77 kg – chama a atenção nas redes sociais e mostra desenvoltura com o microfone nas mãos, especialmente por conta da extrema confiança com a qual se posiciona, que já rendeu desafios aos principais astros do UFC.