UFC

Veterano do UFC questiona amizade entre Usman e Adesanya: “Não são bons amigos”

Recentemente, Kamaru Usman, rei dos meio-médios (77 kg), revelou que, em breve, pode se aventurar nos meio-pesados (93 kg) e tal informação surpreendeu parte da comunidade do MMA. Como domina sua categoria, o nigeriano não esconde que busca desafios e o status de campeão duplo na companhia, mas, para isso, ignora o peso-médio (84 kg), divisão liderada por Israel Adesanya, porque se nega a enfrentar o amigo. Contudo, Anthony Smith, ex-desafiante ao título até 93 kg, sinaliza dois erros na decisão de ‘The Nigerian Nightmare’.

Ao participar do podcast ‘Believe You Me’, o lutador, que também atua como comentarista, aponta que não faz sentido Usman sonhar com o segundo cinturão do UFC e ignorar os médios, categoria logo acima da sua, uma vez que é natural notar atletas subindo de peso. Smith foi além e não comprou a justificativa de Kamaru, de que jamais enfrentaria Adesanya por ser nigeriano e o classificar como um irmão. Segundo o americano, a amizade entre as estrelas do MMA não é tão forte assim, a ponto de um profissional abdicar de seu sonho pelo do outro.

Vale lembrar que o próprio Ali Abdelaziz, empresário de Kamaru, incentiva seu atleta a desafiar o amigo e compatriota. Além disso, Smith indica que, se o campeão dos meio-médios do UFC subir para atuar nos meio-pesados, a tendência é sofrer no octógono, algo que não acontece com frequência no MMA. Veterano da divisão, ‘Lionheart’ ressalta que uma coisa é ser dominante contra adversários de até 77 kg, outra é ter o mesmo sucesso diante de oponentes até 93 kg, que são, naturalmente, maiores, mais fortes e poderosos. Tanto que Jan Blachowicz já até se colocou à disposição para recepcionar o nigeriano na categoria.

“Por que? Usman quer ser bicampeão e não vai lutar contra Adesanya. Eles não vão lutar entre si, o que é um pouco estranho para mim. Sei que há algum orgulho nacional, tem um pouco disso. É uma coisa da Nigéria. Mas não é como se eles treinassem juntos. Não tenho a impressão de que eles são bons amigos e saem juntos. É igual ao tempo em que os brasileiros não queriam lutar entre si. Acho que já passamos por isso, então não vejo o problema aí. Eu acho que subir dos meio-médios para os meio-pesados é um salto enorme. Estou tentando descobrir como dizer algo sem destruí-lo. Gosto muito de Usman, mas isso é um grande salto”, declarou o ex-desafiante ao título do UFC.

Anthony Smith, de 33 anos, é um veterano do MMA, que segue em destaque nos meio-pesados do UFC. Atualmente, o americano ocupa o quinto lugar no ranking da categoria e possui uma sequência de três vitórias, sendo todas pela via rápida. No passado, ‘Lionheart’ disputou o título da divisão e, em boa fase no esporte, voltou a se aproximar de um possível duelo contra o campeão. Seus principais triunfos foram sobre Alexander Gustafsson, Héctor Lombard, Jimmy Crute, Maurício Rua, Rashad Evans, Ryan Spann e Volkan Oezdemir.

Matérias Recentes

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026

UFC: Treinador de Jack Della Maddalena revela possibilidade de duelo com Carlos Prates

Um duelo de grande magnitude para a parte de cima da tabela de classificação dos…

28/01/2026