UFC

Valter Walker analisa lesão de Alexandre Pantoja no UFC 323: “Foi um erro técnico”

Acidente de trabalho ou fatalidade foram alguns dos termos usados por fãs e imprensa especializada para definir a grave lesão sofrida por Alexandre Pantoja no último sábado (6), no ‘co-main event’ do UFC 323, em Las Vegas (EUA). Mas há quem discorde desta narrativa. Valter Walker é um deles. Na visão do peso-pesado brasileiro, o agora ex-campeão peso-mosca (57 kg) do Ultimate cometeu um erro técnico durante a disputa contra Joshua Van e, por conta disso, acabou se contundindo.

Em entrevista ao canal ‘Laerte Viana na Área – MMA’, o ‘Caçador de Pés’, como é conhecido, frisou que, apesar de ser um especialista na luta agarrada, Pantoja teria cometido um erro ao tentar escorar seu braço no chão ao ser desequilibrado por Joshua Van. De acordo com Valter, essa postura abre margem para lesões traumáticas deste tipo. Até por conta dos riscos, o brasileiro radicado na Rússia explica que, normalmente, a recomendação dada é que não se tente apoiar o peso do corpo com as mãos neste tipo de investida do oponente.

Ele (Joshua Van) ganhou a luta. Ali, para mim, foi erro técnico. Não foi acidente, não. É polêmico. Um amigo meu aqui da Rússia que treinava comigo direto, quebrou o braço da mesma maneira. E é erro técnico. Você acha que ninguém no treino levanta minha perna para me derrubar? Você acha que eu boto a mão no chão? Se eu botar o braço, vai quebrar ombro, braço, a p*** toda. Aqui na Rússia nem as crianças fazem isso. O Pantoja é bom para c*** de jiu-jitsu. Por que ele não cedeu a queda e caiu de costas no chão?. Isso de se escorar no chão é erro técnico, na minha opinião. Sei que é caótico falar de uma lenda como o Pantoja. Não estou criticando, sou fã dele. Só acho que ele cometeu um erro técnico”, opinou Valter.

Futuro em aberto

Mesmo quase uma semana após o incidente, não há nenhum laudo oficial divulgado por Pantoja ou algum representante de sua equipe ou do UFC. O brasileiro deve ter sido submetido a exames de imagens para investigar eventuais lesões ligamentares na região do cotovelo ou ombro. Confiante, Alexandre planeja voltar a competir o quanto antes para reconquistar seu cinturão. Mas sem um diagnóstico exato ou previsão de volta à ativa, seu futuro na empresa segue em aberto.

Do ponto de vista esportivo, Pantoja tende a receber um ‘title shot’ assim que voltar a competir, dada a sua soberania na categoria até o momento de sua lesão. Joshua Van, seu adversário na ocasião, inclusive já abriu as portas para uma revanche. Por outro lado, Dana White declarou publicamente que deve seguir adiante com a divisão enquanto o brasileiro se recupera da contusão. Sendo assim, pode ser que haja uma disputa de título enquanto o expoente da ‘American Top Team’ estiver de molho.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Clima quente? Melk Costa expõe bastidores tensos com Charrière antes do UFC Vegas 112

Melquizael Costa entra no octógono neste sábado (13), no UFC Vegas 112, para encerrar sua…

11/12/2025

Novo treinador e aprendizado! Buchecha revela mudanças após estreia com derrota no UFC

Multicampeão mundial de jiu-jitsu e recordista com 13 títulos na faixa-preta, Marcus Almeida chegou ao…

11/12/2025

UFC encaminha Michel Pereira vs Zach Reese para fevereiro de 2026

Um dos atletas com estilo de luta mais único do MMA, Michel Pereira já sabe…

11/12/2025

Manel Kape mira disputa de título com “vitória impactante” no UFC Vegas 112

A divisão dos pesos-moscas (57 kg) está em aberto com a recente lesão de Alexandre…

11/12/2025

Luana Santos projeta vitória sobre Melissa Croden e mira próximos desafios

Luana Santos, atual 15ª colocada do ranking peso-galo (61 kg) do UFC, volta ao octógono…

11/12/2025

UFC Vegas 112: Invicto, Guilherme Pat promete estreia explosiva no Ultimate

Guilherme Pat está prestes a estrear no Ultimate e promete trazer algo totalmente diferente para…

10/12/2025