A história foi feita no octógono do UFC 275, em Cingapura, neste sábado (11). Em ação pelo co-main event da noite, Valentina Shevchenko venceu a brasileira Taila Santos por decisão dividida dos juízes, manteve o cinturão peso-mosca (57 kg) e bateu o recorde de maior número de defesas de título na história das categorias femininas no Ultimate (7), superando a marca que dividia com Ronda Rousey, ex-campeã dos galos (61 kg).
Agora, Valentina – considerada por muitos como a campeã mais dominante do UFC na atualidade – possui sete defesas de título na mesma divisão, contra seis da antiga rainha dos galos. Resta saber se a quirguistanesa vai buscar seu segundo cinturão em uma categoria diferente em sua próxima luta, como sugeriu Dana White, presidente do Ultimate, ou se buscará ampliar seu recorde.
A luta
O primeiro round começou com as duas atletas se estudando, até que Taila tentou uma sequência de golpes que fez com que as duas se agarrassem na grade. Com vantagem na pegada, Valentina tentou levar a brasileira para o chão, mas caiu por baixo e cedeu as costas para a desafiante. Apesar da posição de vantagem, a brasileira não conseguiu chegar à finalização.
Mordida pelo erro cometido no primeiro round, a campeã partiu para cima da brasileira logo no início do segundo assalto. Novamente as duas foram para a luta agarrada e, dessa vez, foi Taila quem buscou uma queda, sendo bem-sucedida. Sem que Taila conseguisse agredir a rival, o árbitro interrompeu e reiniciou a luta em pé. Novamente em uma tentativa falha de queda, Shevchenko terminou o período por baixo.
O terceiro round foi morno até a sua metade, quando mais uma vez a brasileira conseguiu aplicar uma queda e pegar as costas da campeã. No entanto, mais uma vez, Taila não conseguiu encaixar o mata-leão para finalizar a luta.
O quarto round foi dominado pela campeã. Com um inchaço significativo no olho direito, provavelmente causado por uma cabeçada involuntária, Taila parecia apresentar dificuldade para enxergar e viu a adversária crescer na luta. Ao final da etapa, a brasileira conseguiu uma nova queda, mas não o suficiente para virar o placar do período.
Logo no começo da etapa final, Taila mais uma vez levou a melhor na luta agarrada e, ao defender uma tentativa de queda da campeã, pegou as costas de Shevchenko. Porém, novamente, a brasileira não conseguiu utilizar a posição de vantagem da melhor forma e permitiu que a quirguistanesa levantasse. Em pé, Valentina finalmente conseguiu aplicar uma queda e, estrategicamente, permaneceu na condição de domínio no solo até o final da peleja.
Confira os resultados do UFC 275:
Valentina Shevchenko venceu Taila Santos por decisão dividida dos juízes;
Weili Zhang venceu Joanna Jedrzejczyk por nocaute;
Jake Matthews venceu André Fialho por nocaute;
Jack della Maddalena venceu Ramazan Emeev por nocaute técnico;
Joshua Culibao venceu Seung Woo Choi por decisão dividida dos juízes;
Hayisaer Maheshate venceu Steve Garcia por nocaute;
Brendan Allen venceu Jacob Malkoun por decisão unânime dos juízes;
Kyung Ho Kang venceu Danaa Batgerel por decisão unânime dos juízes;
Silvana Gomez Juarez venceu Na Liang por nocaute;
Joselyne Edwards venceu Ramona Pascual por decisão unânime dos juízes.