UFC

Usman e Covington fazem aguardado acerto de contas valendo título no UFC 268

Depois de muitos ataques, finalmente, chegou a hora de Kamaru Usman e Colby Covington lutarem novamente. A revanche entre os atletas vai liderar o grandioso UFC 268, evento que acontece neste sábado (6), em Nova York (EUA), e, assim como no primeiro encontro, vale o título dos meio-médios (77 kg) da organização e apresenta um clima bélico.

Se no primeiro embate, realizado em 2019, Usman e Covington já eram rivais, agora, para a revanche, os atletas se tornaram inimigos e declararam guerra. Na ocasião, o nigeriano conseguiu defender o cinturão dos meio-médios do UFC ao nocautear ‘Chaos’ e até quebrou a mandíbula do desafeto. Porém, para isso acontecer, se superou ao longo de quase 25 minutos de batalha.

Vale lembrar que os tops da categoria chegaram empatados ao quinto e decisivo round. Derrotado por ‘The Nigerian Nightmare’, o americano não aceitou o resultado, o acusou de cometer infrações para se beneficiar no octógono e de contar com a boa vontade do árbitro.

Desde então, Covington persegue Usman e o ataca sem dó, nem piedade. Por sua vez, o campeão dos meio-médios do UFC e seu empresário, inicialmente, recusaram enfrentar o americano novamente e até citaram Michael Chiesa, Nate Diaz e Vicente Luque como possíveis adversários, porém tiveram que mudar de ideia.

Como Dana White tornou público seu apreço pela batalha que os rivais protagonizaram em 2019, deixou claro que gostaria de assistir uma reedição do encontro na atual temporada, mesmo com ‘Chaos’ realizando apenas uma aparição no octógono.

Ciente de que precisava aperfeiçoar seu jogo para empatar a rivalidade com Usman e, consequentemente, destroná-lo nos meio-médios do UFC, Covington aproveitou a saída da ‘American Top Team’ para se juntar à ‘MMA Masters’ e agora promete mostrar uma versão aprimorada de seu jogo. Vale destacar que, após ser derrotado pelo nigeriano, o americano admitiu que ficou muito tempo trocando golpes em pé e que deveria ter mesclado a trocação com seu wrestling de alto nível.

Por outro lado, o campeão da categoria está esbanjando confiança. Depois de nocautear ‘Chaos’, em 2019, o atleta também possui triunfos significativos sobre Gilbert ‘Durinho’ e Jorge Masvidal (duas vezes) e mira quebrar os recordes de Georges St-Pierre na divisão.

Para a revanche, Usman e Covington, como não poderia ser diferente, trocaram provocações, cada qual com seu estilo. Enquanto o desafiante ao título dos meio-médios prometeu nocautear o carrasco, o campeão da categoria reconheceu que o rival, de fato, é um bom oponente, mas, ao mesmo tempo, afirmou que está longe de alcançar suas realizações.

Como se tratam de dois dos melhores lutadores de todos os tempos da divisão medindo forças, a expectativa de parte da comunidade do MMA é de que os protagonistas da ação brindem os amantes do esporte com mais um combate intenso e de alto nível. Até porque os profissionais são wrestlers de origem, mas, com o passar do tempo, desenvolveram suas habilidades, se tornaram completos e esbanjam condicionamento físico.

Já o ‘co-main event’ do UFC 268 apresenta outra revanche válida pelo título. Nela, Rose Namajunas, campeã do peso-palha (52 kg), vai colocar seu cinturão em jogo contra Zhang Weili, adversária que nocauteou em abril, em pouco mais de um minuto de luta. No entanto, apesar do desfecho impactante no primeiro encontro, o clima entre as tops da categoria é de respeito.

Também se destacam no show os combates Justin Gaethje vs Michael Chandler pelo peso-leve (70 kg), Frankie Edgar vs Marlon Vera no peso-galo (61 kg), além da estreia do peso-médio (84 kg) Alex ‘Poatan’, que encara o grego Andreas Michailidis pelo card preliminar.

Confira abaixo o card completo do UFC 268: 

Kamaru Usman vs Colby Covington
Rose Namajunas vs Zhang Weili
Frankie Edgar vs Marlon Vera
Shane Burgos vs Billy Quarantillo
Justin Gaethje vs Michael Chandler
Alex ‘Poatan’ vs Andreas Michailidis
Al Iaquinta vs Bobby Green
Phil Hawes vs Chris Curtis
Edmen Shahbazyan vs Nassourdine Imavov
Ian Garry vs Jordan Williams
Gian Villante vs Chris Barnett
Dustin Jacoby vs John Allan
Melsik Baghdasaryan vs Bruno Souza
CJ Vergara vs Ode Osbourne

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024