UFC

Usman descarta lutar pelo título dos médios do UFC enquanto Adesanya for campeão

Com 13 vitórias consecutivas, recorde na história dos meio-médios (77 kg) no UFC, e indiscutível domínio sobre os principais rivais nos confrontos, Kamaru Usman começa a ser mencionado nas discussões sobre o maior lutador da divisão até 77 kg da organização em todos os tempos, posto até então ocupado quase que por unanimidade pelo canadense Georges St-Pierre. Porém, para entrar definitivamente na conversa sobre o GOAT (maior de todos os tempos) da categoria, o nigeriano aparentemente precisaria alcançar alguns dos feitos do ex-campeão, como conquistar um segundo título em outra classe de peso, por exemplo.

Como último ato de sua laureada carreira, ‘GSP’ subiu para os pesos-médios (84 kg), derrotou o então campeão Michael Bisping e conquistou o sonhado segundo cinturão do UFC. No entanto, repetir os passos do canadense não é uma opção para Usman, ao menos enquanto Israel Adesanya permanecer como soberano da divisão até 84 kg do Ultimate. Em entrevista à ‘ESPN’ americana, o nigeriano destacou a importância de manter os atletas africanos no topo da entidade e descartou a possibilidade de enfrentar o compatriota.

“Absolutamente (estaria disposto a lutar pelo cinturão dos médios). Se Izzy (Israel Adesanya) estiver disposto a subir – bem, ele está subindo – mas se ele estiver disposto a desistir do cinturão até 84 (kg) e disser: ‘Eu não quero mais nada com essa divisão’. Então, com certeza, eu pensaria nisso. Mas em hipótese alguma neste momento eu cogitaria enfrentar Izzy”, descartou Usman, antes de completar.

“Isso não é algo em que eu esteja interessado. Eu já disse várias vezes, eu prefiro que tenham dois africanos com cinturões do que um africano com dois cinturões. E você sabe, depois de março, vão ter três africanos com quatro cinturões. Então, é um bom momento para ser africano. Bom momento”, concluiu.

Além de Usman e Adesanya, o UFC pode ganhar um novo campeão de origem africana em breve. No próximo dia 27 de março, na luta principal da edição 260, o camaronês Francis Ngannou mede forças com Stipe Miocic, em confronto válido pelo cinturão dos pesos-pesados. Já no dia 6 de março, ‘Izzy’ pode conquistar o título dos meio-pesados (93 kg), ao encarar o polonês Jan Blachowicz, no UFC 259.

Matérias Recentes

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025

Favorito do campeão, Kamaru Usman destaca Carlos Prates na briga por disputa de título

A categoria dos meio-médios (77 kg) do UFC tem sido uma das mais badaladas dos…

04/12/2025

UFC 323: Após hiato, Maycee Barber reforça foco no caminho até o cinturão

Depois de um período de quase dois anos afastada dos octógonos, Maycee Barber volta a…

04/12/2025