UFC

Usman culpa Chimaev por indefinição sobre luta no UFC: “Bata o peso”

Sem atuar desde março, Kamaru Usman vê seu nome ser ligado a uma hipotética luta contra Khamzat Chimaev no UFC. Inclusive, o próprio ex-campeão dos meio-médios (77 kg) já deu o sinal positivo para enfrentar o russo em outubro, em Abu Dhabi (EAU), porém o importante embate não saiu do papel ainda. Enquanto aguarda a maior organização de MMA definir seu futuro, o nigeriano não esconde sua irritação com ‘Borz’.

Na coletiva de imprensa durante o UFC 290, realizada no último sábado (8), Usman culpa Chimaev pelo fato da luta não ser anunciada. A curiosidade é que ‘Borz’, ao menos publicamente, também se mostra interessado em ter o nigeriano como oponente. Contudo, o ex-campeão dos meio-médios aponta que a postura arrojada e vocal do russo nas redes sociais não é a mesma adotada por ele nos bastidores, ou seja, o veterano insinua que o rival não está tão disposto a enfrentá-lo, ainda mais na categoria até 77 kg.

Vale pontuar que, o nigeriano é o primeiro colocado no ranking dos meio-médios do UFC e ‘Borz’ é o número quatro na tabela de classificação da categoria. Sendo assim, o possível duelo entre eles seria de extrema importância para a divisão. Mas, como Chimaev extrapolou o limite de peso em sua última luta, Usman indicou que o mistério sobre sua condição física passou a atrapalhá-lo e o afastou do octógono. Dessa forma, o veterano cobrou Khamzat de cumprir sua obrigação na balança para o hipotético confronto ser realizado até 77 kg e não nos médios, com 84 kg.

“Fui ao escritório do Dana e disse, ‘Ei, esse é o cara que vocês estão dizendo que é o próximo da divisão. Ok, me dê esse cara’. No final, fui e ainda sou o bicho-papão da divisão. Se você quer lutar, quer ser campeão, corte o peso e venha para a luta. Eu pedi a luta. Ele está falando que é o bicho-papão da divisão e o acho um lutador muito bom, gosto do cara, mas se ele quiser lutar, corte o peso e vamos lutar. Tenha disciplina. Ele não quer fazer isso de jeito nenhum. Ele tem dinheiro agora, está amando a vida e vivendo bem. Ele não quer cortar peso. Se ele quiser a luta, vamos bater o peso e fazer a luta acontecer. Não vou a lugar nenhum, estou aqui”, declarou o ex-campeão do UFC.

Momentos opostos

De um lado, Kamaru Usman, de 36 anos, visa se recuperar das duas derrotas seguidas no UFC e se mostra disposto a provar seu valor. Atualmente, o ex-campeão dos meio-médios da companhia se encontra em primeiro lugar no ranking da categoria. Do outro, Khamzat Chimaev, de 29 anos, está invicto no MMA, mas não luta pela organização desde setembro. Como extrapolou o limite de peso da divisão em seu último compromisso, o russo pode estar de malas prontas rumo aos médios (84 kg). 

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025