Siga-nos
Norma Dumont e Ketlen Vieira se enfrentam no UFC em novembro
Norma Dumont e Ketlen Vieira se enfrentam no UFC Vegas 110 - Louis Grasse/PxImages

UFC

UFC Vegas 110: Norma Dumont e Ketlen Vieira duelam pelo sonho do ‘title shot’

Neste sábado (1), um duelo entre brasileiras promete esquentar o octógono do UFC Vegas 110. Duas das principais lutadoras do peso-galo (61 kg), Ketlen Vieira e Norma Dumont – ambas no top 5 da categoria – vão se enfrentar, de olho no tão sonhado ‘title shot’. A vencedora deste confronto verde-amarelo, inclusive, pode se credenciar para uma disputa pelo cinturão já na sua próxima luta.

Para isso, além de vencer e convencer dentro do cage, a vencedora do combate entre a amazonense Ketlen Vieira e a mineira Norma Dumont precisa contar também com uma boa dose de sorte. Isso porque, neste momento, o topo da divisão até 61 kg feminina do UFC se encontra em ‘stand by’.

Atual campeã da categoria, a bicampeã olímpica Kayla Harrison ainda espera pela definição de sua primeira defesa de cinturão. Enquanto isso, a brasileira Amanda Nunes, ex-detentora do título e considerada por muitos como a ‘GOAT’ (maior de todos os tempos) do esporte, ameaça abandonar sua aposentadoria para enfrentar a judoca, que foi sua companheira de equipe na ‘American Top Team’ durante algum tempo.

Sendo assim, ao mesmo tempo em que estão, aparentemente, a um passo de garantir o próximo ‘title shot’, Ketlen e Norma – 3ª e 4ª colocadas no ranking peso-galo do UFC, respectivamente – podem ver seu sonho adiado, ao menos momentaneamente, caso a ‘Leoa’, de fato, voltar à ativa. Neste cenário, a vencedora do duelo verde-amarelo deste sábado, pode até conquistar uma vaga para disputar o cinturão, mas, provavelmente, terá que aguardar o desfecho do embate entre Kayla Harrison e Amanda Nunes.

No entanto, na vida, nem sempre as coisas saem como planejado, e no esporte, isso também é verdadeiro. Por mais que hoje o cenário pareça definido, com uma provável disputa de título entre Kayla e Amanda na sequência, muitos fatores podem influenciar na realização ou não do confronto entre as estrelas da divisão – seja uma lesão no camp de preparação, uma suspensão inesperada ou, até mesmo, uma mudança de ideia por parte de uma das envolvidas. Neste caso, contando com a ‘sorte’, a vencedora de Norma vs Ketlen pode se beneficiar e encurtar sua espera por uma luta pelo cinturão.

Pontos a favor e contra

Seja qual for o futuro imediato do cinturão dos galos do UFC, Ketlen Vieira e Norma Dumont possuem um excelente caso para pleitearem o primeiro lugar na fila da corrida pelo ‘title shot’ – seja ele imediato ou o seguinte após a possível disputa entre Kayla Harrison e Amanda Nunes. Número três no ranking, a amazonense se consolidou como uma lutadora de elite da categoria há muito tempo.

Das suas últimas seis lutas, a atleta da tradicional academia ‘Nova União’ venceu quatro – sendo duas contra as ex-campeãs peso-galo Miesha Tate e Holly Holm. As únicas derrotas de Ketlen neste período, por sinal, vieram diante de Raquel Pennington, antiga detentora do cinturão até 61 kg, e Kayla Harrison, atual soberana da divisão.

Por sua vez, Norma vive uma fase ainda mais impressionante, com cinco vitórias consecutivas no UFC – ainda que algumas delas tenham sido conquistadas quando a mineira competia no peso-pena (66 kg). A passagem pela divisão até 66 kg, inclusive, terminou com a extinção da categoria, quando Dumont parecia ser a próxima da fila a desafiar a então campeã Amanda Nunes. Agora, sem o risco do peso-galo deixar de existir no Ultimate, ‘The Immortal’ pode, finalmente, garantir o seu primeiro ‘title shot’ na organização.

UFC Vegas 110

Norma Dumont e Ketlen Vieira se enfrentam no card preliminar do UFC Vegas 110, no Apex, em Las Vegas, neste sábado, com transmissão do ‘UFC Fight Pass’, a partir das 17 horas. Outros quatro brasileiros entram em ação no show: Allan ‘Puro Osso’ Nascimento, Kevin Christian, Ariane ‘Sorriso’ Carnelossi e Talita Alencar.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC