Siga-nos
Henry Cejudo tenta se recuperar da dedada no olho sofrida no UFC Seattle
O ex-campeão tentou recuperar a visão para voltar ao confronto, mas sem sucesso - Louis Grasse/PxImages

UFC

UFC Seattle: Chinês vence Henry Cejudo na luta principal após desferir dedada no olho; entenda

Bastante aguardada pelos fãs de MMA, a luta principal do UFC Seattle teve um desfecho polêmico e raro. Após ser alvo de uma dedada no olho ilegal, Henry Cejudo não conseguiu dar continuidade no combate. Como a disputa já havia passado da metade de sua duração, os juízes foram solicitados para compartilharem suas pontuações. E, nas papeletas, mesmo cometendo a infração – aparentemente involuntária -, Song Yadong foi declarado vencedor via decisão técnica.

O momento ocorreu durante o terceiro round. Vale ressaltar que o chinês já havia chutado os ‘países baixos’ de Cejudo, sendo advertido. Na sequência, com a mão espalmada, Song acabou aplicando uma dedada no olho do americano. Sem conseguir enxergar devidamente, Henry resistiu até o intervalo. Entretanto, ao ser examinado, foi impedido de seguir na disputa. Nos três assaltos completos, os juízes enxergaram vantagem de Yadong que, mesmo tendo o braço erguido, lamentou o desfecho do confronto.

Claro que o resultado não foi o que eu queria. Me desculpe Henry, a gente deveria fazer isso (lutar) de novo. Me desculpe, fãs. Ele fez um ótimo trabalho, tem muita experiência. Aprendi muito nessa luta. Vou voltar melhor na revanche”, declarou Song, logo antes de Henry também se pronunciar.

“Meu olho direito está ok, mas quando ele estava me perseguindo ali no último minuto, eu não conseguia ver o lado esquerdo. Eu queria continuar, mas se não estou enxergando, só iria me machucar. É claro que podemos fazer isso de novo. Aquele dedo entrou bem dentro do meu olho”, explicou o veterano.

A luta

Cejudo iniciou o combate andando para frente e jogando a primeira sequência de boxe em Song. Com uma bela finta, o americano fingiu buscar uma queda e jogou um ‘overhand’ de esquerda, mas o golpe passou no vazio. Em resposta, o chinês chutou a panturrilha de Henry três vezes. Reativo, o ex-campeão passou a oferecer perigo nos contragolpes. Especialista no setor, o veterano buscou a queda, devidamente negada por Yadong.

Mais móvel, o veterano iniciou o segundo assalto fintando entradas de queda e subindo socos na tentativa de surpreender Song que, atento, se evadiu. Mais postado no centro do octógono, o chinês passou a apostar em golpes singulares e ataques na linha de cintura para minar o gás do americano. Ao tentar um chute alto, Yadong se desequilibrou, mas rapidamente se reergueu. Em seguida, ‘Triple C’ cresceu na trocação, acertando um jab que fez Song andar para trás.

Os atletas voltaram em alta voltagem e, no primeiro minuto do terceiro assalto, trocaram golpes francos no centro do octógono. Na metade da parcial, Cejudo acusou um chute baixo e o árbitro interrompeu o confronto momentaneamente. Com o duelo reiniciado, o americano acelerou o ritmo, mas foi surpreendido com uma bela joelhada voadora desferida por Yadong. O americano acusou uma dedada no olho e, novamente, obrigou o juiz a interromper o combate. O profissional advertiu o chinês e ofereceu uma toalha com água, para Henry tratar sua visão. Após o auxílio, Cejudo utilizou os cinco minutos de atendimento e voltou para a disputa. Agressivo, Song aplicou uma ‘blitz’ no americano, que passou a se movimentar lateralmente para sobreviver ao fim do round.

No intervalo, Cejudo repetiu inúmeras vezes para sua equipe que não conseguia enxergar. Sendo assim, o árbitro explicou que iniciaria o quarto round somente para encerrar a luta e o confronto ir para as papeletas. Após ser examinado pelo médico, o americano foi impedido de prosseguir no confronto. 

Confira todos os resultados do UFC Seattle:

Song Yadong venceu Henry Cejudo por decisão técnica 

Anthony Hernandez venceu Brendan Allen por decisão unânime 

Rob Font venceu Jean Matsumoto por decisão dividida

Jean Silva venceu Melsik Baghdasaryan por nocaute no primeiro round

Alonzo Menifield venceu Julius Walker por decisão dividida

Ion Cutelaba venceu Ibo Aslan por finalização no primeiro round

Melquizael Costa venceu Andre Fili por finalização no primeiro round

Mansur Abdul-Malik venceu Nick Klein por nocaute técnico no segundo round

Ricky Simon venceu Javid Basharat por nocaute no primeiro round

Austin Vanderford venceu Nikolay Veretennikov por nocaute técnico no segundo round

Nursulton Ruziboev venceu Eric McConico por nocaute técnico no segundo round

Modestas Bukauskas venceu Raffael Cerqueira por nocaute no primeiro round

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC