Finalmente, o combate entre Leon Edwards, campeão dos meio-médios (77 kg), e o polêmico Colby Covington saiu do papel. A aguardada luta entre os rivais foi escalada pela organização como ‘main event’ da edição de número 296, programada para acontecer no dia 16 de dezembro, em Las Vegas (EUA). O próprio Dana White, líder da companhia, divulgou o duelo por meio das redes sociais dela (veja abaixo ou clique aqui).
A luta entre Edwards e Covington estava alinhada desde março. No UFC 286, evento realizado em Londres (ING), ‘Rocky’ atuou em casa e defendeu o cinturão dos meio-médios ao superar Kamaru Usman na trilogia, enquanto ‘Chaos’ marcou presença no show como reserva imediato do combate. Mas, mesmo com a confirmação de Dana White, de que o ‘bad boy’ seria o próximo adversário do britânico, a negociação para transformar o confronto em realidade foi conturbada. O campeão da categoria afirmou, repetidas vezes, que o americano não fez por merecer disputar o título, porém, depois de meses de conversa, acabou aceitando o duelo.
Histórico de Edwards e Covington no MMA
Leon Edwards, de 32 anos, sempre figurou na elite dos meio-médios do UFC e, finalmente, alcançou o topo da categoria em 2022. Na maior organização de MMA do mundo desde 2014, o britânico é dono de um registro com 13 vitórias, duas derrotas e um ‘no contest’ (sem resultado). Atualmente, além de liderar a divisão, ‘Rocky’ ocupa o quarto lugar no ranking peso-por-peso da companhia. Seus principais triunfos foram sobre Albert Tumenov, Donald Cerrone, Gunnar Nelson, Kamaru Usman (duas vezes), Nate Diaz, Rafael dos Anjos e Vicente Luque.
Colby Covington, de 35 anos, é um dos melhores lutadores dos meio-médios do UFC e se destaca no MMA por ser uma máquina de ‘trash talk’, além de ser um atleta completo e possuir condicionamento físico acima da média. Atualmente, o americano, ex-campeão interino da categoria, se encontra em segundo lugar no ranking. No esporte desde 2012, ‘Chaos’ venceu 17 lutas e perdeu três vezes. Seus principais triunfos foram sobre Demian Maia, Dong Hyun Kim, Jorge Masvidal, Rafael dos Anjos, Robbie Lawler e Tyron Woodley.