Siga-nos
Melk Costa após vitória contra Christian Rodriguez no UFC México
Apesar de luta difícil, Melk chega a terceira vitória seguida no UFC - Louis Grasse/PxImages

UFC

UFC México: Melk Costa vence batalha dura e conquista sua 3º vitória seguida

Melk Costa prometeu e cumpriu. Neste sábado (29), o paraense fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer no UFC México. Demonstrando um repertório completo, tanto em pé quanto no solo, ele derrotou o americano Christian Rodriguez, superando também a pressão da torcida mexicana, que apoiava seu adversário.

Com essa vitória, o atleta da ‘Chute Boxe João Emílio’ alcançou sua terceira vitória consecutiva e já começa a sonhar com uma ascensão no ranking dos pesos-penas (66 kg) da organização. Além disso, Melk provou que está com o condicionamento físico em dia, já que sua última luta no octógono do maior evento de MMA do mundo aconteceu há pouco mais de um mês.

Vale lemnbrar que, em entrevista à Ag Fight, ele havia mencionado que o confronto com Rodriguez seria ideal, já que desejava enfrentar um striker para poer mostrar seu arsenal em pé. Dito e feito! Com um cartel de 22 vitórias e 7 derrotas, Melk deixou claro que chegou para ficar e está determinado a conquistar, em breve, uma posição entre os melhores do ranking.

A luta

Logo no início, Melk acertou um soco que derrubou o adversário, mas Rodriguez se levantou rapidamente e logo pressionou o brasileiro contra a grade. Ambos trocaram joelhadas na linha da cintura enquanto estavam agarrados. ‘CeeRod’ tentou algumas quedas, até conseguir uma, e tentou progredir no chão. No entanto, não contava com a habilidade de Melk, faixa-preta de jiu-jitsu, que saiu de uma posição desfavorável e passou a dominar, ficando por cima e desferindo cotoveladas nas costelas de Rodriguez.

No segundo assalto, Melk reagiu com uma queda bem executada, mas o controle no solo foi breve. O brasileiro então passou a apostar em chutes altos e sequências de boxe. Uma de suas mãos conectou perfeitamente, deixando o americano atordoado por um tempo. A estratégia de Rodriguez foi pressionar Melk contra a grade, tentando esfriar o ritmo da luta.

Quando parecia que Rodriguez havia se acomodado, ele conseguiu uma nova queda, mas não conseguiu manter o domínio. Melk, com sua técnica apurada de jiu-jitsu, acertou um golpe preciso, derrubou o rival novamente e quase finalizou a luta com uma bela tentativa. O combate no solo foi de alto nível, mas foi Melk quem se destacou.

Apesar de uma recuperação impressionante no round anterior, o brasileiro acabou cedendo a uma queda rapidamente nos momentos finais da luta. O jogo de solo continuou a se destacar, mas Rodriguez optou por levar o combate novamente para a luta em pé e pressionou Melk contra a grade. O brasileiro, demonstrando cansaço, foi derrubado com mais facilidade em alguns momentos. No entanto, mesmo com menos fôlego, Melk continuou a ser mais ativo, conectando bons golpes e se mantendo firme. No fim, apesar de oscilação, ele conseguiu a vitória no duelo.

Confira os resultados do UFC México até então:

Melk Costa venceu Christian Rodriguez por decisão unânime;
“Lupita” Godinez venceu Julia Polastri por decisão unânime;
Rafa Garcia venceu Vinc Pichel por decisão unânime;
Jammal Emmers nocauteou Gabriel ‘Fly’ Miranda no 1º round;
Marquel Mederos venceu Austin Hubbard por decisão dividida.

Natural do Rio de Janeiro, Geovanne Peçanha se formou em jornalismo na Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Com passagens por Lance!, CBF TV, FERJ e outros, é um fanático por esportes. Ex-praticante de Muay Thai, se apaixonou pelo MMA.

Mais em UFC