Como já é de costume, a edição deste sábado (8) do Ultimate conta com a presença em peso do ‘Esquadrão Brasileiro’. Com membros da nova geração, o país terá, ao todo, seis representantes em ação. Ainda desconhecidos do grande público, Rayanne dos Santos, Eduarda ‘Ronda’, Denise Gomes, Carlos Prates, Thiago Moisés e Brunno Hulk terão, no UFC Louisville, uma ‘chance de ouro’ de apresentarem suas credenciais para os fãs tupiniquins apaixonados por MMA.
Mas se engana quem pensa que os brasileiros em questão ainda são desconhecidos do grande público por falta de talento. Os principais fatores que explicam o atual cenário dos representantes nacionais são a juventude e o ‘pouco tempo de casa’ no Ultimate – maior liga de MMA do planeta. A atual conjuntura, porém, pode ser modificada com vitórias impactantes e momentos virais que podem vir a ser protagonizados no card em Louisville.
Conheça os brasileiros do UFC Louisville
A primeira brasileira a competir no evento deste sábado é Rayanne dos Santos. Com 28 anos de idade e apenas uma luta dentro do Ultimate, a peso-palha (52 kg) busca seu primeiro triunfo na empresa após estrear com derrota diante da compatriota Talita Alencar. Ex-campeã peso-átomo do Invicta, a atleta do Pará enfrenta a indiana Puja Tomar em Louisville.
Também no card preliminar, Carlos Prates faz sua segunda luta no Ultimate após uma estreia impactante. Aos 30 anos, o brasileiro chegou ao UFC via ‘Contender Series’ e foi comparado por Dana White a Anderson Silva, por seu estilo agressivo. Especialista na trocação, ‘Carlão’ mede forças contra o americano Charles Radtke.
O UFC Louisville também conta com um duelo 100% verde-amarelo. Invicta no MMA profissional, Eduarda Moura compete na empresa pela segunda vez. Com o apelido de ‘Ronda’, devido ao alto nível na luta agarrada, assim como a ex-judoca Ronda Rousey, a atleta do Sergipe de 30 anos enfrenta Denise Gomes, de apenas 24 anos. Gaúcha, sua rival já soma quatro compromissos no Ultimate – com duas vitórias e duas derrotas até então.
Exceção à regra
Thiago Moisés é o único dos brasileiros que foge à regra do ‘tempo de casa’. Apesar de ainda jovem – 29 anos de idade -, o atleta da ‘American Top Team’ figura no plantel do UFC desde 2018, com 12 lutas no currículo na empresa. O lutador de Indaiatuba (SP) já chegou, inclusive, a figura no top 15 do ranking dos pesos-leves (70 kg), mas ainda batalha para ‘furar a bolha’ e passar a ser amplamente conhecido pelos fãs nacionais e internacionais.