Sem lutar desde agosto de 2022, Paulo Borrachinha tem nova data para retornar ao octógono do UFC. Na madrugada desta sexta-feira (21), o brasileiro foi confirmado por Dana White, presidente do evento, para fazer parte do UFC 298, no dia 17 de fevereiro, programado para a cidade de Anaheim, na Califórnia (EUA).
De acordo com o anúncio, Borrachinha medirá forças com o australiano Robert Whittaker, rival com quem quase mediu forças em 2021. Na ocasião, o brasileiro contraiu uma forte gripe durante o camp e foi retirado do evento poucas semanas antes do confronto contra o ex-campeão do UFC.
Com poucas apresentações no octógono nos últimos anos, Borrachinha, que chegou a disputar o cinturão dos médios em 2020, não pôde enfrentar Khamzat Chimaev em outubro do ano passado devido a uma infecção no cotovelo. O combate era um dos mais aguardados pelos fãs para o UFC 294. Com a mudança de última hora, Kamaru Usman subiu de categoria e substituiu o lesionado brasileiro.
Atual número seis do ranking oficial do UFC, Borrachinha duelará com o dono da terceira colocação da seleta lista. Em caso de vitória, o atleta voltará a se colocar em situação de destaque na categoria.
Retrospecto
Depois de impressionar no octógono em suas primeiras apresentações, Borrachinha foi nocauteado por Israel Adesanya, em duelo válido pelo cinturão. Desde então, o atleta brasileiro enfrentou momentos conturbados com lesões, cancelamentos de lutas e polêmicas nas redes sociais.
Por sua vez, Whittaker, que nos últimos anos havia sido derrotado apenas por Israel Adesanya em duas oportunidades, foi surpreendido por Dricus du Plessis em julho deste ano, em Las Vegas. Com um nocaute no segundo assalto, o sul africano conquistou o direito de disputar o título, hoje em poder de Sean Strickland.