A espera acabou. Uma das grandes sensações do UFC nos últimos anos, o checheno Khamzat Chimaev já tem data para retornar ao octógono mais famoso do mundo. De acordo Hunter Campbell, chefe de operações do evento, em entrevista à reportagem da ESPN americana, o atleta mede forças com Nate Diaz no dia 10 de setembro, em Las Vegas (EUA).
O anúncio da disputa para o card do UFC 279 confirma as recentes especulações e intrigas causadas pelos lutadores em suas redes sociais. No entanto, o momento vivido por ambos em suas carreiras é completamente distinto e surpreende a quem se baseava no ranking oficial da organização para vislumbrar os próximos passos de cada um deles.
Enquanto Chimaev, invicto no MMA após acumular 11 triunfos no esporte, ocupa a terceira colocação na seleta lista, Diaz, que perdeu três de suas quatro últimas apresentações no octógono, não faz parte do grupo dos 15 melhores da divisão dos meio-médios (77 kg). Soma-se a isso o fato do americano ter tornado público o seu descontentamento com as negociações com os promotores com o UFC e o seu desejo de se desligar do show após sua próxima apresentação – a última prevista em seu atual contrato.
Ainda de acordo com a publicação da ESPN, a disputa será realizada em cinco rounds, apesar de não ser válida por um cinturão e tampouco ser a atração principal da noite. O mesmo ocorreu na última apresentação de Nate, quando ele foi superado por pontos por Leon Edwards em junho de 2021. Por sua vez, Chimaev nunca disputou cinco rounds. Por sinal, a única vez em que uma de suas lutas chegou ao final do tempo regulamentar foi em abril deste ano, quando ele bateu Gilbert Durinho por pontos após três assaltos.