Depois de conquistar sua quarta vitória consecutiva e manter a invencibilidade no UFC em janeiro, Jailton ‘Malhadinho’ deve voltar ao octógono mais famoso do mundo em breve. De acordo com a apuração da reportagem da Ag Fight com fontes próximas à organização, o baiano possui um acordo para medir forças com Jairzinho Rozenstruik no evento do Ultimate programado para o dia 13 de maio, ainda sem sede definida.
A notícia foi divulgada em primeira mão pelo site ‘MMA Fighting’. Também de acordo com a apuração da Ag Fight, apesar do acordo já existir, os contratos ainda não foram assinados. Caso se concretize, de fato, o duelo entre Malhadinho e Rozenstruik colocará frente a frente dois atletas de estilos opostos.
Dono de um grappling sufocante, Jailton Almeida já, inclusive, expressou sua admiração e inspiração pelo russo Khabib Nurmagomedov. A comparação com o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC não é descabida, já que desde sua estreia no Ultimate, em fevereiro de 2022, Malhadinho vem dominando seus oponentes de forma impressionante.
Em quatro lutas pela organização, o baiano venceu todas pela via rápida, duas por finalização e duas por nocaute técnico, sempre utilizando seu grappling de alto nível para construir o caminho das vitórias. O último triunfo veio em grande estilo, no UFC Rio, realizado no dia 21 de janeiro, contra Shamil Abdurakhimov. O resultado alçou Jailton Malhadinho ao 14º lugar no ranking dos pesos-pesados, ascensão que pode ser ainda maior com uma nova vitória, desta vez sobre Jairzinho Rozenstruik, 9º colocado no top 15 da divisão.
O surinamês, por sinal, já esteve em melhor posição no ranking dos pesados. Porém, depois de iniciar sua trajetória no Ultimate com múltiplas vitórias por nocaute seguidas, Jairzinho – que tem esse nome em homenagem ao jogador de futebol brasileiro campeão do mundo em 1970 – sofreu quatro derrotas em seis lutas, caindo alguns degraus no top 15 da categoria. Em sua mais recente apresentação, entretanto, Rozenstruik voltou a mostrar que tem uma das mãos mais pesadas do mundo do MMA, ao nocautear Chris Daukaus, no UFC 282, em dezembro.