Alexander Volkanovski, atual campeão peso-pena (66 kg) do UFC, compartilhou orientações ao compatriota Jack Della Maddalena, que neste sábado (15) fará sua primeira defesa do cinturão meio-médio (77 kg) contra Islam Makhachev, ex-campeão peso-leve (70 kg), em Nova York, no UFC 322. O combate marca a estreia de Makhachev na nova categoria, na busca por seu bicampeonato no Ultimate.
Com experiência em disputas de alto nível, Volkanovski conhece bem o estilo do adversário de Della Maddalena. O australiano foi derrotado duas vezes por Makhachev em batalhas pelo cinturão dos leves, mas conseguiu desafiá-lo de forma competitiva no primeiro confronto, no UFC 284. Por isso, ele ressaltou pontos estratégicos para que o compatriota maximize suas chances dentro do octógono.
“Jack é ótimo no chão, mas não queremos que a luta vá para o chão. Mesmo que ele seja bom ali, esse é o mundo do Islam. É o que ele faz 24 horas por dia, desde criança. Ele provavelmente começou a lutar antes mesmo de aprender a andar. É assim que esses caras vivem o wrestling. Então, queremos ir para lá? Esteja preparado para os scrambles se você se sentir confortável neles, mantenha a urgência e use seu peso para desgastá-lo. Eu consegui cansá-lo um pouco com aquelas pequenas transições. Será que Jack pode ser eficaz e queimá-lo dessa forma?”, afirmou Volkanovski em seu canal no YouTube.
O campeão peso-pena destacou ainda a importância de manter a iniciativa e a agressividade durante toda a luta. Além disso, enfatizou da necessidade de tentar explorar a distância para evitar que o confronto mude de nível.
“Tire o gás dele. Se você for complacente na luta agarrada e esperar até estar de costas para reagir, não vai cansar o Islam. Mas Jack entende: ‘Eu nem vou deixar ele me colocar no chão’. Ele tem que tentar vencê-lo em pé, mantê-lo à distância, ter quadris fortes, ser teimoso na luta em pé e na defesa de quedas. Se for derrubado, teimoso para se levantar de novo. Ele é um ótimo grappler, então pode fazer isso. Mas Jack precisa manter a luta em pé”, completou.
Histórico
Della Maddalena chega ao confronto com 18 vitórias e duas derrotas no MMA, mantendo o cartel invicto no UFC, enquanto Makhachev soma 27 triunfos e uma derrota na carreira, com 16 vitórias na organização. A expectativa é de um duelo técnico e estratégico, com grande atenção às trocas em pé e à capacidade de neutralizar o wrestling do russo, que dominou a divisão dos leves antes de subir para buscar o bicampeonato.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok