Considerado por muitos como o GOAT (maior de todos os tempos) do MMA, Jon Jones segue como campeão peso-pesado do Ultimate e deve continuar na ativa também. Neste sábado (16), ‘Bones’ nocauteou Stipe Miocic na luta principal do UFC 309, em Nova York (EUA), e anunciou que pretende adiar sua aposentadoria, com a qual vinha flertando nos últimos meses.
Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play
Em sua primeira defesa de título na divisão dos pesados, Jones, que também foi campeão dos meio-pesados (93 kg) no UFC, dominou as ações contra o veterano Miocic, de 42 anos de idade. Depois de machucar o rival com suas cotoveladas no ‘ground and pound’ no primeiro round, o lutador americano mostrou habilidade e força para nocautear o compatriota com um belo chute rodado no corpo, que levou Stipe ao solo, antes da interrupção do árbitro central Herb Dean.
Depois do anúncio oficial de sua vitória, na entrevista ainda dentro do octógono com o comentarista Joe Rogan, Jon ‘Bones’ Jones ainda aproveitou para tranquilizar os fãs que esperavam vê-lo dar continuidade na sua carreira. O anúncio do adiamento da aposentadoria do campeão alegrou os fãs presentes no Madison Square Garden, em Nova York, que celebraram a notícia.
“Quanto ao meu futuro no octógono, eu decidi que talvez eu não vá me aposentar. Eu tenho algumas conversas com Dana (White) e Hunter (Campbell), temos negociações e, se tudo der certo, daremos a vocês o que vocês querem ver. Eu sei que temos opções, mas eu só quero ver o que o ‘tio’ Dana quer, o que o ‘tio’ Hunter quer, e vocês vão ficar sabendo em breve, tenho certeza”, anunciou Jones.
Alex Poatan ou Tom Aspinall?
Com a confirmação de que Jon Jones seguirá na ativa, resta saber qual será o próximo desafio do campeão dos pesos-pesados do UFC. As duas opções mais comentadas recentemente são uma possível superluta contra o brasileiro Alex Poatan, dono do cinturão dos meio-pesados, e a unificação do título dos pesados contra o inglês Tom Aspinall, que detém o cinturão interino da categoria. Se depender de ‘Bones’, no entanto, o striker paulista aparece como favorito para ocupar a vaga de seu próximo rival.
Stipe Miocic se aposenta
Se Jones deve continuar sua carreira, o mesmo não se pode dizer do seu adversário na noite deste sábado. Logo após a entrevista com o campeão, Stipe Miocic foi abordado por Joe Rogan e anunciou o fim de sua trajetória no MMA profissional. Aos 42 anos de idade, o americano de ascendência croata deixa o esporte com um cartel de 20 vitórias e cinco derrotas, além do título dos pesados do UFC, o qual conquistou em duas oportunidades.
“Para mim acabou, vou pendurar (as luvas), graças a Deus”, se despediu Stipe.
A luta
Jon Jones começou a luta acertando um duro chute no corpo que pareceu fazer Stipe Miocic sentir. Pouco depois, o campeão aplicou uma linda queda de judô e, por cima no chão, abusou do ground and pound, principalmente com os cotovelos, sua especialidade.
O ritmo do combate caiu consideravelmente no início do segundo round. Mais lento, Miocic tinha dificuldade para conectar seus golpes no campeão. Por sua vez, ‘Bones’ soube controlar a distância e definir pacientemente o melhor momento de atacar.
O americano de ascendência croata voltou para o terceiro assalto com maior senso de urgência. Com o rival andando mais para frente, Jones aproveitou para conectar bons golpes de encontro, como uma combinação de jab e direto que machucaram o desafiante.
Restando pouco mais de 30 segundos para o fim da etapa, o campeão acertou um potente chute rodado nas costelas de Stipe, que caiu de joelhos no tablado pela dor, abrindo caminho para Bones castigá-lo mais um pouco com socos até a interrupção do árbitro central, Herb Dean.
Confira os resultados do UFC 309:
Jon Jones venceu Stipe Miocic por nocaute técnico;
Charles Do Bronx venceu Michael Chandler por decisão unânime dos juízes;
Bo Nickal venceu Paul Craig por decisão unânime dos juízes;
Viviane Araújo venceu Karine Killer por decisão unânime dos juízes;
Mauricio Ruffy venceu James Llontop por decisão unânime dos juízes;
Marcus McGhee venceu Jonathan Martinez por decisão unânime dos juízes;
Jim Miller venceu Damon Jackson por finalização;
David Onama venceu Roberto Romero por decisão unânime dos juízes;
Marcin Tybura venceu Jhonata Diniz por nocaute técnico (interrupção médica);
Ramiz Brahimaj venceu Mickey Gall por nocaute;
Oban Elliot venceu Bassil Hafez por nocaute;
Eduarda Ronda venceu Veronica Hardy por decisão unânime dos juízes.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.