UFC

UFC 307: Julianna Peña vence Pennington, retoma cinturão e desafia Amanda Nunes

O co-main event do UFC 307, neste sábado (5), em Utah (EUA), brindou os fãs de MMA com uma batalha de 25 minutos. Com altos e baixos, Julianna Peña e Raquel Pennington deixaram tudo no octógono em busca do cinturão dos galos (61 kg). No final da disputa, porém, a desafiante convenceu dois dos três juízes de que fez o suficiente para ter o braço erguido e desbancou a campeã na decisão dividida. Ex-campeã, ‘The Venezuelan Vixen’, como é conhecida, retomou o título que já havia sido seu e desafiou uma velha conhecida.

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play.

Com o microfone em mãos, Julianna ignorou Kayla Harrison, que também venceu no UFC 307 e surge como a provável próxima desafiante, e voltou seu foco para Amanda Nunes, atualmente aposentada. Apesar do status da Leoa, a mais nova campeã dos galos a desafiou para desempatar uma rivalidade que hoje segue igualada em 1 a 1.

“Não tinha certeza, sei que os juízes têm tomado umas decisões malucas. Mas estou feliz com a vitória. Infelizmente foi por decisão. A Raquel é uma adversária muito dura, enfim conseguimos fechar essa rivalidade. O que eu gostaria é que Amanda Nunes parasse de se esconder e viesse aqui lutar, para a gente resolver isso, com certeza seria a maior luta da divisão dos galos para esse esporte. Não acredito que ela realmente está aposentada”, desafiou Peña, ainda no octógono.

A luta

Peña iniciou o combate desferindo jabs em sequência. Em resposta, Raquel jogou o cruzado e chutou a perna da rival. Aparentemente mais leve, a desafiante levava vantagem na agilidade, conectando boas sequências de jab e direto. A campeã, porém, apostava suas fichas em golpes mais singulares. Com as competidoras mais comedidas, o primeiro round foi, majoritariamente, de estudo.

Na volta para o segundo assalto, Pennington iniciou desferindo um cruzado potente que balançou a rival. Na resposta, Peña conseguiu o clinch, cintura e aplicou uma bela queda, caindo na posição de 100 kg. Por cima, a desafiante criou um ‘galo’ na testa de Raquel ao aplicar golpes no ground and pound. Explosiva, Raquel conseguiu ficar de pé, mas acabou cedendo as costas, fazendo com que Julianna ‘mochila-se’ nos segundos finais, de olho no mata-leão.

Pennington passou a caminhar mais para frente no começo do terceiro assalto. Apesar da mudança de postura, a campeã seguiu levando a pior nas interações em pé contra Julianna. Especialista no grappling, a desafiante repetiu a estratégia, encurtou e conseguiu quedar Raquel. Com boas transições, Peña fechou o cadeado, atacou as costas e buscou o mata-leão. Na marra, Raquel a campeã conseguiu resistir até o intervalo.

Atrás do placar, Pennington veio com tudo para cima, balançando Julianna no início do quarto round com um chute alto na cabeça. Em resposta, a desafiante conectou um belo direto no contragolpe. Mas quando as coisas pareciam esfriar novamente, a campeã conectou o golpe mais potente da luta e, com um cruzado de direita, levou Peña ao solo. A desafiante manteve-se viva no confronto e se reergueu nos segundos finais.

Durante o intervalo, Julianna parece ter se recuperado, já que passou a equilibrar novamente as ações no início do quinto e último assalto. Já desgastadas, as lutadoras trocaram golpes francos. Raquel fez Peña recuar com um cruzado de direita. Com senso de urgência, a campeã passou a marchar para frente, abrindo brechas para também ser atingida. Guerreiras até o fim, as rivais se cumprimentaram assim que o duelo se encerrou.

Confira abaixo os resultados do UFC 307 até então:

Julianna Peña venceu Raquel Pennington por decisão dividida 

Mario Bautista venceu José Aldo por decisão dividida

Roman Dolidze venceu Kevin Holland por nocaute técnico no primeiro round

Kayla Harrison venceu Ketlen Vieira por decisão unânime

Joaquin Buckley venceu Stephen Thompson por nocaute no terceiro round

Iasmin Lucindo venceu Marina Rodriguez por decisão dividida

Alexander Hernandez venceu Austin Hubbard por decisão dividida

César Almeida venceu Ihor Potieria por decisão unânime

Ryan Spann venceu Ovince Saint Preux por finalização no primeiro round

Tecia Pennington venceu Carla Esparza por decisão unânime

Court McGee venceu Tim Means por finalização no primeiro round

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025