O brasileiro Gilbert Durinho foi duramente nocauteado por Jack Della Maddalena em combate realizado na madrugada deste sábado (9), em Miami (EUA), no card do UFC 299. Depois do duelo ser bastante equilibrado durante dois assaltos, o australiano acertou linda joelhada no rosto do atleta de Niterói e finalizou com uma sequência de golpes no ground and pound no último round.
O resultado automaticamente acendeu o sinal de alerta para o atleta de 37 anos, que acumulou sua segunda derrota seguida no maior torneio de MMA do mundo. Vale lembrar que Durinho não competia desde maio de 2023, quando lesionou o ombro durante uma luta contra Belal Muhammad.
“Eu sabia que iria acertar ele. Treinamos muito isso. Tem pessoas assustadoras nesta categoria, mas eu sou o cara mais assustador. Pode vir o (Shavkat) Rakhmonov”, disse o australiano ainda dentro do octógono após a vitória.
O revés de Durinho decreta uma noite ruim para os brasileiros que subiram no octógono de Miami hoje. Além do atleta de Niterói, Jailton Malhadinho, Rafael dos Anjos e Pedro Munhoz também perderam. Por outro lado, Philipe Lins e Michel Pereira deixaram o octógono com o braço erguido nos duelos que antecederam o card principal.
A luta
Durinho começou acertanto bons chutes e com cerca de um minuto de luta já conseguiu a sua primeira queda. Perto da metade do round inicial, Maddalena assumiu o centro do octógono e passou a dominar as ações, distribuindo combinações e não deixando o seu oponente achar a distância até os últimos segundos, quando o brasileiro encontrou uma nova queda e equilibrou o assalto.
A parcial seguinte foi iniciada com os dois atletas repetindo o que mais se passou nos primeiros cinco minutos, e Durinho novamente partindo para o single leg, mas sem sucesso. O brasileiro acertou uma bonita cotovelada na metade do round, mas o australiano absorveu bem o golpe. Faltando menos de um minuto, Gilbert Burns ainda conseguiu mais uma queda e chegou perto da finalização ao montar nas costas de Maddalena, mas com o gongo soando.
Já os últimos cinco minutos foram de emoções distintas para os dois atletas. No começo, Della Maddalena vinha levando vantagem na trocação e chegou a balançar, mas Durinho agarrou as pernas do australiano e equilibrou o round. O lance capital da luta aconteceu faltando pouco menos de dois minutos, quando o brasileiro tentou novamente entrar nas pernas do seu oponente e Maddalena encaixou excelente joelhada para depois apenas finalizar com golpes no solo até o árbitro encerrar a luta.
Confira os resultados do UFC 299:
Jack Della Maddalena venceu Gilbert Durinho por nocaute técnico no 3º round;
Petr Yan venceu Song Yadong por decisão unânime dos juízes laterais;
Curtis Blaydes venceu Jailton Malhadinho por nocaute técnico no 2º round;
Maycee Barber venceu Katlyn Chookagian por decisão unânime dos juízes laterais;
Mateusz Gamrot venceu Rafael dos Anjos por decisão unânime dos juízes laterais;
Kyler Phillips venceu Pedro Munhoz por decisão unânime dos juízes laterais;
Philipe Lins venceu Ion Cutelaba por decisão unânime dos juízes laterais;
Michel Pereira venceu Michal Oleksiejczuk por finalização aos 1min e 1s do primeiro round;
Robelis Despaigne venceu Josh Parisian por nocaute em apenas 18s do primeiro round;
Assu Almabayev venceu C.J. Vergara por decisâo unânime dos juízes laterais;
Joanne Wood venceu Maryna Moroz por decisão dividida dos juízes laterais.