Após 15 anos de serviços prestados ao Ultimate, Nate Diaz provavelmente subirá no octógono mais famoso do mundo pela última vez neste sábado (10), para encarar Tony Ferguson, na luta principal do UFC 279, em Las Vegas (EUA). O ‘bad boy’ – vencedor da quinta temporada do reality show ‘The Ultimate Fighter’ e um dos atletas de maior apelo popular do plantel da liga – possui apenas mais uma luta prevista em seu contrato atual com a entidade e já deixou claro que pretende ficar livre no mercado para focar em novos projetos em sua carreira, como, por exemplo, se testar no boxe. E, assim como sua passagem pela franquia, sua despedida também ficará marcada na história.
De personalidade forte fora do octógono, que lhe rendeu o rótulo de ‘bad boy’, Nate virou um favorito dos fãs – ao lado de seu irmão mais velho, Nick Diaz – por também demonstrar muito talento dentro do cage. Apesar de ter sido derrotado em sua única oportunidade de lutar por um título do UFC, em 2012, o americano provou que não precisava ser um campeão, de fato, para se tornar uma grande estrela da companhia.
Envolvido sempre em grandes batalhas dentro do cage, Nate viu sua popularidade crescer ainda mais após vencer Conor McGregor no primeiro confronto entre os dois, em março de 2016. A rivalidade com o irlandês, por sinal, foi apenas uma das muitas colecionadas pelo americano em sua passagem pelo Ultimate. Nos últimos tempos, no entanto, seu rendimento dentro do octógono já dava sinais de não ser o mesmo de outrora, o que impactou nos seus resultados mais recentes. Mesmo assim, Diaz seguiu entregando o entretenimento que os fãs se acostumaram a ver, tanto dentro, como fora do cage.
Mas, ao que tudo indica, sua trajetória no Ultimate chegará ao final neste sábado. Com uma relação cada vez mais conturbada com o UFC, sobretudo na figura do dirigente máximo da entidade, Dana White, Nate expressou publicamente seu desejo de deixar a organização e buscar novas oportunidades. Para isso, o lutador precisaria cumprir com seu contrato atual. E, após muitos pedidos por parte do ‘bad boy’ para que a liga agendasse sua última luta do acordo, esse momento finalmente chegará neste sábado.
E se não bastasse a importância da provável despedida do veterano, os acontecimentos às vésperas do UFC 279 fizeram com que o evento fique ainda mais marcado na história. Tudo começou na coletiva de imprensa do show, programada para quinta-feira (8). Antes mesmo do pontapé inicial da atração, uma grande confusão entre os lutadores e suas equipes tomou conta dos bastidores e fez com que Dana White, presidente da liga, optasse pelo cancelamento da cerimônia.
Na sexta-feira, o que parecia impossível aconteceu. A pesagem oficial do show conseguiu ser ainda mais caótica do que a coletiva de imprensa do dia anterior. Com diversos atletas tendo problemas para bater o peso, coube a Khamzat Chimaev o papel de vilão maior do evento. O russo excedeu em cerca de 3,5 kg o limite da divisão dos meio-médios (77 kg), impossibilitando a realização do seu confronto contra Nate Diaz, que usou a libra extra de tolerância para confirmar sua participação no show.
Após intensas negociações nos bastidores e muita incerteza, o UFC anunciou mudanças drásticas no card, a fim de reparar o equívoco do russo na balança e manter o card da edição 279 de pé. Entre elas, a mais relevante, sem dúvida, foi a retirada de Chimaev da luta principal contra Nate Diaz, que passa a ter como adversário o também veterano Tony Ferguson, um oponente mais acessível para uma despedida à altura por parte do ‘bad boy’, tanto pela idade semelhante, como pelo momento vivido pelos dois nas suas carreiras, já longe do auge de cada um.
Confira o card completo do UFC 279:
Nate Diaz vs Tony Ferguson
Kevin Holland vs Khamzat Chimaev
Li Jingliang vs Daniel Rodriguez
Irene Aldana vs Macy Chiasson
Johnny Walker vs Ion Cutelaba
Hakeem Dawodu vs Julian Erosa
Jailton ‘Malhadinho’ vs Anton Turkalj
Denis Tiuliulin vs Jamie Pickett
Jake Collier vs Chris Barnett
Norma Dumont vs Danyelle Wolf
Chad Anheliger vs Alateng Heili
Melissa Martinez vs Elise Reed
Darian Weeks vs Yohan Lainesse