UFC

UFC 265: Aldo encara Pedro Munhoz para manter vivo o sonho do título dos galos

Depois de reinar durante anos no peso-pena (66 kg) e se consolidar como um dos maiores nomes da história da divisão, José Aldo decidiu respirar novos ares e encarar novos desafios na categoria de baixo. Entre os objetivos do veterano com a mudança, indubitavelmente, está a conquista de seu segundo título pelo Ultimate, desta vez entre os galos (61 kg). E neste sábado (7), o ‘Campeão do Povo’ terá um importante compromisso para se aproximar de seu sonho ou, até mesmo, dar adeus a ele.

Pelo co-main event do UFC 265, sediado em Houston (EUA), Aldo medirá forças com o também brasileiro Pedro Munhoz, que chega para o duelo em situação parecida com a do ex-campeão dos penas, tendo vencido apenas um de seus últimos três compromissos. Caso saia vitorioso, o manauara provavelmente consolidará sua posição no top 5 do ranking dos galos e manterá vivo o sonho de disputar novamente o título da categoria.

Por outro lado, uma nova derrota – que seria a terceira em quatro combates disputados entre os galos – pode afastar definitivamente o ‘Campeão do Povo’ do topo da categoria e, consequentemente, de um futuro ‘title shot’. Um resultado negativo neste sábado deve fazer o veterano retroceder vários passos em sua caminhada rumo ao topo e, aos 34 anos, e com quase 40 lutas profissionais no MMA, Aldo provavelmente não teria fôlego para iniciar praticamente do zero novamente.

Mesmo estreando com derrota para Marlon Moraes na divisão dos galos, Aldo foi contemplado com a oportunidade de lutar pelo cinturão da categoria em julho do ano passado, mas acabou nocauteado pelo russo Petr Yan, perdendo, assim, a chance de conquistar seu segundo título pelo Ultimate. Apesar disso, o veterano – que se recuperou na sequência, ao vencer Marlon ‘Chito’ Vera – segue esperançoso de que pode alcançar seu objetivo, mas para isso precisa passar pelo compatriota Pedro Munhoz.

Já Pedro Munhoz busca interromper sua recente queda no ranking da divisão, onde hoje ocupa a nona colocação, quatro abaixo do seu adversário no UFC 265. Depois de engatar uma boa sequência, que incluía até mesmo uma vitória por nocaute sobre o ex-campeão dos galos Cody Garbrandt, o atleta da ‘American Top Team’ sofreu duas derrotas consecutivas que o afastaram de uma possível disputa pelo cinturão. Apesar disso, o lutador paulista chega embalado por uma vitória em sua mais recente apresentação, em fevereiro deste ano, quando superou Jimmie Rivera em um empolgante combate.

Além do duelo verde-amarelo responsável pelo co-main event da noite, o Brasil estará representado por outros três atletas no card do UFC 265. Em um importante duelo para a divisão dos meio-médios (77 kg), Vicente Luque – número seis do ranking – enfrentará o perigoso grappler Michael Chiesa, que ainda não foi derrotado nos quatro combates que disputou desde que subiu de categoria.

Por sua vez, Anderson ‘Berinja’ terá pela frente Miles Johns, em um combate que estava inicialmente agendado para o último dia 17 de julho, mas que precisou ser adiado depois que o brasileiro testou positivo para COVID-19 na véspera do evento. Já a peso-mosca Melissa Gatto – ainda invicta como profissional após oito lutas – faz sua aguardada estreia pelo UFC, diante da americana Victoria Leonardo, após cumprir suspensão por doping.

A atração principal do UFC 265 fica por conta da peleja entre os pesos-pesados Derrick Lewis e Ciryl Gane, que disputam o cinturão interino da categoria. O vencedor se credenciará para unificar o título contra o atual campeão linear da divisão, o camaronês Francis Ngannou.

Confira todas as lutas do UFC 265:

Derrick Lewis vs. Ciryl Gane
José Aldo vs. Pedro Munhoz
Michael Chiesa vs. Vicente Luque
Tecia Torres vs. Angela Hill
Song Yadong vs. Casey Kenney
Bobby Green vs. Rafael Fiziev
Vince Morales vs. Drako Rodriguez
Ed Herman vs. Alonzo Menifield
Karolina Kowalkiewicz vs. Jessica Penne
Manel Kape vs. Ode’ Osbourne
Miles Johns vs. Anderson ‘Berinja’
Victoria Leonardo vs. Melissa Gatto
Johnny Muñoz Jr. vs. Jamey Simmons

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024